Aja como magra

1- “Já estraguei a dieta com um pedacinho de bolo, então vou comer mais. Amanhã eu começo a dieta de novo”.
Conselho da nutricionista:
controle-se! Se por um tropeço você exagerar hoje nas calorias, não desanime e siga em frente. “Se já tomou consciência de que passou dos limites, é melhor parar, respirar e continuar a dieta do que deixar para amanhã e ingerir ainda mais calorias desnecessárias”, afirma  a nutricionista Vanessa Pimentel.

2- “Já que hoje à noite vou ter uma festa, não vou comer o dia todo para poder encher a barriga”.
Conselho da nutricionista:
se você passar o dia todo sem se alimentar, quando chegar a hora da festa, acabará comendo em dobro. Além disso, poderá comer alimentos mais calóricos e gordurosos. Prepare-se com antecedência para eventos especiais: faça um lanche uma hora antes de sair.

3- “Estou muito estressada para fazer dieta hoje. Preciso de chocolate para ficar feliz”.
Conselho da nutricionista:
tente sempre manter seu equilíbrio psicológico. Não reprima suas emoções. Grite quando estiver com raiva e chore quando estiver triste. Assim, não descontará na comida.

4- “Hummmm, que delícia! Vou comer mais porque amanhã não vai ter”.
Conselho da nutricionista:
procure distinguir o que é fome e o que é desejo. A alimentação deve saciar a fome e não a vontade de comer. Não adianta acabar com todo o estoque de chocolate de casa para não cair em tentação amanhã, porque certamente amanhã você poderá usar a mesma desculpa para atacar o pudim de leite e assim a dieta não irá para frente. Nada é proibido, tudo é permitido, desde que na quantidade adequada!

5- “Hoje é domingo, tudo liberado”.
Conselho da nutricionista:
seu corpo não sabe em que dia da semana você está, portanto, escolha alimentos em quantidades apropriadas. Lembre-se de que sua perda de peso pode ser bloqueada pelos excessos nos finais de semana. O que adianta fazer tudo direitinho durante a semana e no sábado exagerar?

6- “Está frio, não dá para comer salada”.
Conselho da nutricionista:
a salada folhosa é  essencial em qualquer regime. As folhas não têm valor calórico. Ao ingeri-las antes de iniciar a refeição, diminuimos a absorção da gordura, do carboidrato e obtemos maior saciedade, evitando exageros à mesa. Está frio? Substitua a salada por uma sopa de verduras.

7- “Vou ao supermercado comprar algumas coisinhas gostosas para o fim de semana, quando posso comer mais”.
Conselho da nutricionista: o aumento de peso sempre se dá pelos excessos calóricos e alimentares. Mantenha visíveis os alimentos mais saudáveis e deixe os mais calóricos em um local de difícil alcance. Lembre-se: o que os olhos não vêem, a boca não come e o abdômen não sente.

8- “Prefiro comer um pão com miolo a cinco frutas ao dia”.
Conselho da nutricionista: as frutas são ricas em fibras, que retardam a absorção do carboidrato, aumentando a sua saciedade. Além disso, é muito mais demorado comer uma fruta do que um pãozinho: precisa lavar, cortar, mastigar e você acaba optando por comer apenas uma. O pão francês pode fazer parte de sua dieta se consumido com moderação.

9- “A margarina é light, apesar do salame no sanduíche”.
Conselho da nutricionista:
o fato de a margarina ser light não neutraliza as calorias e o excesso de gordura do salame.

10- “Como barrinha de cereal para aliviar a vontade de comer um chocolate”.
Conselho da nutricionista: cuidado, as barrinhas não são tão inofensivas assim… Muitas vezes, é preferível que limite-se a um bombomzinho por dia do que caia na pegadinha das barrinhas. Uma barrinha tem, em média, 100 calorias. Já o bombom Alpino apresenta 69 calorias. Sem contar que, como você não comeu aquilo que gosta (chocolate), acaba comendo o dobro em barrinhas.

Texto:Roseane Santos/Colaboradora
Foto Jupiterunlimited/Other Images

Mais lidas