7 cuidados com a saúde do bebê

A gravidez é um momento de muita alegria mas, ao mesmo, de muitos cuidados. Alguns, inclusive, podem garantir a saúde e o bem-estar do seu bebê. Ficou curiosa? Confira as dicas da ginecologista e obstetra Dra. Érica Mantelli!

 

Não se auto-medique

mulher tomando remédio

Foto: Shutterstock Images

É importante não tomar nenhum tipo de remédio durante a gravidez sem antes consultar o seu médico. Informe a ele quais medicamentos você costuma tomar com frequência e pergunte se ele não irá fazer mal ao bebê. O ideal é substituir os cosméticos e medicamentos antes mesmo de engravidar.

Pré-natal

pré-natal

Foto: Thinkstock/Getty Images

É importante que a mulher faça um bom pré-natal para garantir uma gestação tranquila. A escolha do obstetra e do ginecologista deve ser levada em consideração, já que o bom relacionamento entre o médico e a gestante é fundamental em todos os meses da gravidez.

Faça atividades físicas regularmente

grávida se exercitando

Foto: Thinkstock Getty Images

A atividade física durante a gestação melhora o humor com a liberação da serotonina, além de auxiliar no controle do peso e diminuir os riscos de diabetes gestacional, hipertensão arterial e problemas na coluna. Porém, é bom consultar um médico antes de fazer qualquer atividade.

Pare de fumar e beber

gestantes não devem fumar

Foto: Shutterstock Images

Gestantes que fumam correm sério risco de sofrer um aborto, de o bebê nascer prematuro ou natimorto. O ideal é que a mamãe pare de fumar antes mesmo de engravidar. Caso não consiga, é importante que o número de cigarros consumidos seja reduzido. Em relação ao álcool, o seu excesso pode ser responsável por vários problemas, desde dificuldade para aprender até problemas de formação. Procure não beber nessa fase.

Cuidado com o consumo de cafeína

mulher bebendo café

Foto: Shutterstock Images

O consumo de café, chás e refrigerantes devem ser reduzidos na gestação. O seu excesso pode contribuir para o baixo peso do bebê.

Descanse

descanse

Foto: Shutterstock Images

O cansaço e o sono também podem interferir no bebê. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamento e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir melhor.

Alimentação

alimentação saudável

Foto: Shutterstock Images

Muitas mulheres se preocupam tanto com a alimentação nessa fase que param de comer certo tipo de alimento. O ideal é fazer uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína, leite e laticínios em geral.

Mais lidas