17 coisas que você precisa saber sobre TPM

17 coisas que você precisa saber sobre TPM

Foto: Thinkstock/Getty Images

A TPM é um conjunto de sintomas que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual devido à queda dos níveis hormonais. É classificada como leve (se há sensibilidade emocional ou vontade de consumir doces) até severa (quando impede a mulher de realizar atividades rotineiras). “Existe uma relação entre os hormônios sexuais, as endorfinas e a serotonina, o que explica os sintomas e sua severidade em 8% das mulheres”, aponta a ginecologista Rosa Maria Neme.

Desconfortos

Os sintomas mais comuns são alterações de humor, ansiedade, dores de cabeça e nas mamas, aumento do apetite e inchaços. Distúrbios do sono, cansaço, dificuldade de concentração, dores musculares e ganho de peso também podem estar relacionados. Pelo menos 30% das mulheres se queixam de sintomas típicos da TPM todos os meses. Já a cólica pode ser sinal de outros problemas, como a endometriose.

É possível evitar

“Sabe-se que a prática regular de exercícios aeróbicos, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis e, dessa forma, evita as alterações de humor”, justifica a médica. Sintomas da TPM que ocorrem cerca de 10 dias antes da menstruação podem ser causados por baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo. Aposte em alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo, peixes e vegetais verdes. Para suprir a vitamina B6, consuma banana, batata, lentilha, carnes, grãos integrais, vegetais, abacaxi, manga e milho. Para combater o inchaço, recorra a óleo de prímula, ginko biloba, chá verde, melancia, melão e alcachofra. Estimulantes, como o chá preto, café e chocolate devem ser evitados neste período.

Tem tratamento

Métodos hormonais que bloqueiam a menstruação, como o sistema intrauterino de progesterona e pílulas de progesterona com efeito diurético são as novidades no combate ao problema. “Tratamentos com vitaminas, fitoterápicos e até antidepressivos também fazem parte das indicações médicas, dependendo da gravidade dos sintomas”, afirma Rosa.

Reposição alimentar

Para quem possui restrições alimentares ou dificuldade de absorver nutrientes, a suplementação alimentar em cápsulas é uma alternativa. Repor o magnésio melhora a instabilidade de humor, a enxaqueca, as dores nos seios e o cansaço. Já a complementação com Ácido Gama-Linolênico (GLA) diminui a acne típica do período. Há compostos que repõem a vitamina B6, o cálcio e outros nutrientes que combatem a TPM.

 

Consultoria: Rosa Maria Neme, ginecologista, diretora do Centro de Endometriose São Paulo. Ariane Pereira, nutricionista funcional e coordenadora do setor de pesquisas da Naturalis Nutrição & Farma.

 

Mulher dia a dia especial

 

 

Para ver mais dicas de saúde e beleza, adquira a revista Mulher Dia a Dia Especial – já nas bancas!

 

 

 

 


Tags: ,

Mais lidas