15 dicas para se livrar do estresse

A vida nos dias de hoje é tão corrida que é quase impossível não se estressar. Quase, exatamente! Não é impossível porque separamos 15 dicas muito boas para manter a calma e chegar ao fim do dia sem surtar e jogar tudo para o alto. Afinal, todas nós precisamos pagar as contas no fim do mês e cuidar dos maridos e filhos sem descer do salto, não é mesmo? Aqui não tem espaço para o estresse! Confira!

 

Massagem

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Uma boa sessão de massagem transborda relaxamento para quem recebe. Que tal agendar uma com um especialista e usufruir do bem-estar por todo o corpo? Ao pressionar os pontos-chave de energia, são liberadas as tensões acumuladas e o corpo fica mais leve. Pesquisas revelam também que quem oferece uma massagem se beneficia ainda mais.

Presenteie-se

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Se as recompensas são escassas e o trabalho abundante, estabeleça compensações diárias. Dê de presente um momento especial no seu dia: comprar belas flores, ligar para um amigo, fazer aquilo que mais gosta, mesmo que seja nada.

Aprenda a dizer "não"

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Saiba valorizar seu tempo e a si mesmo e diga "não" para pessoas e tarefas, quando julgar coerente e preciso.

Medite

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Sente-se sobre um tapete numa posição confortável e com as pernas cruzadas. Feche os olhos e tente não se concentrar em ideias ou preocupações específicas. Procure não pensar em nada, deixando a mente livre por alguns minutos. A eficiência da meditação contra o estresse é comprovada pela ciência. Esses são os primeiros passos para começar a aprender a meditar. Aperfeiçoe a técnica fazendo aulas com especialistas.

Tenha vida social

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Organize encontros com pessoas queridas e desfrute desse contato para aliviar o estresse. Caso prefira preparar uma festa em casa, simplifique as coisas e saiba que os convidados querem a sua companhia e não que os sirva.

Ouça música

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Abstraia com sons suaves. Escute como música de fundo, durante ações ou até mesmo a caminho do trabalho.

Coma bem

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Uma alimentação saudável é importante no dia a dia e, em especial, nos momentos de estresse, que acabam com nutrientes essenciais. Inclua verduras, frutas no prato e preze sempre por variedade de cor.

Sono ideal

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Durma de 7 a 8 horas. É a quantidade mais saudável de sono para descansar bem e ser saudável. A afirmação é de um estudo publicado na revista Psychosomatic Medicine.

Viaje pelas leituras

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Deixe-se envolver por bons livros. É uma forma de esquecer dos problemas da rotina, mergulhando em uma realidade e ainda enriquecer a cultura pessoal.

Deixe a mente fluir

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Reserve um momento do dia para esvaziar a mente:

- durante o banho;

- olhando pela janela a caminho do trabalho;

- ouvindo uma música relaxante etc.

Seja flexível

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A organização de uma rotina ajuda a evitar imprevistos e a enfrentar as tarefas. Só lembre que disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. Ficar muito engessado também atrapalha e, quando algo foge dos planos, gera ansiedade.

Veja filmes engraçados

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Assistir 30 minutos de uma série ou filme engraçado já é suficiente para elevar os níveis de substâncias analgésicas no corpo. Sem falar na possível redução do efeito do estresse e aumento do número de anticorpos.

Cante

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Solte a voz embaixo do chuveiro, enquanto faz atividades domésticas ou quando sentir vontade. Isso promove uma sensação de bem-estar, liberando endorfina, que alivia alguns sintomas do estresse. 

Ria!

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São várias as pesquisas que concluíram que rir ajuda a diminuir o estresse. Uma boa risada também pode aliviar a dor e beneficiar as defesas do organismo. Um estudo do Journal of Neuroscience comprovou que o riso pode ser altamente contagiante.

Tenha um caderno

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Para quê? Você decide. Use-o para fazer rascunhos de desenhos, escrever sobre sentimentos, banalidades, memórias. Faça dele uma rota de fuga quando precisar de um intervalo.

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