12 dicas para quem tem diabetes viver melhor

Diabetes é um assunto sério e quem tem precisa tomar todo o cuidado para que a doença não fuja do controle. Algumas mudanças na rotina e nos hábitos comportamentais e alimentares do paciente são fundamentais para garantir qualidade de vida. Confira 12 dicas para quem tem diabetes viver melhor!

 

Controle o colesterol

colesterol

Foto: Thinkstock/Getty Images

Manter uma dieta equilibrada já ajuda a manter o colesterol sob controle, no entanto, algumas pessoas necessitam de medicamentos.

Cheque sua pressão arterial

medindo pressão arterial

Foto: Shutterstock Images

O diabetes eleva o risco de hipertensão, por isso, fique sempre atento à pressão arterial para evitar outras doenças.

Tome os medicamentos corretamente

mulher com comprimidos na mão

Foto: Shutterstock Images

Se você faz uso de remédios para o diabetes ou qualquer outra doença deve seguir À risca as prescrições médicas para que a droga surta efeito.

Pratique exercícios físicos

mulher correndo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Caminhada, corrida, natação, dança... o que importa é se exercitar. "Com o avanço da idade, há perda de massa muscular, portanto o treinamento de força (musculação) também é benéfico para quem tem diabetes", afirma o educador físico Rodrigo Luiz Vancini. Procure um profissional para orientá-lo adequadamente.

Consulte o médico regularmente

senhora se consultando com o médico

Foto: Thinkstock/Getty Images

O ideal é se consultar pelo menos uma vez ao ano com seu médico especialista e fazer um check up para conferir se está tudo em ordem.

Controle seu peso

mulher se pesando em uma balança

Foto: Shutterstock Images

O excesso de peso contribui para o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como hipertensão, que somados ao diabetes, formam um grande riso à saúde.

Beba bastante água

mulher bebendo água

Foto: Thinkstock/Getty Images

A grande quantidade de fibras ingeridas para controlar a glicemia exige uma alta hidratação. Além disso, intestino e rins são os órgãos que mais necessitam do líquido para fazer o organismo todo funcionar bem. A quantidade de água a ser ingerida varia de pessoa para pessoa, mas o recomendado é, em média, dois litros por dia.

Cuide do sono

mulher dormindo

Foto: Thinkstock/Getty Images

A qualidade e quantidade de sono são importantes para regular as funções do organismo, como a liberação de hormônios, dentre elas, a insulina.

Mulheres grávidas devem redobrar a atenção

mulher grávida

Foto: Thinkstock/Getty Images

Desde o início do pré-natal avise seu médico sobre a doença. Algumas medicações para controlar o diabetes não debem ser consumidas durante a gravidez.

Não fume

mulher quebrando um cigarro

O cigarro potencializa as complicações geradas pelo diabetes e aumenta o risco de infartos.

Relaxe

mulher de pernas pro ar

Foto: Thinkstock/Getty Images

Situações de estresse, mesmo que cotidianas, provocam a liberação de hormônios como a adrenalina, glucagon e cortisol, que têm ação anti-insulina, colaborando para o aumento de glicose no sangue.

Cuide dos pés e dos olhos

mãos e pés

Foto: Thinkstock/Getty Images

Diabéticos costumam sofrer com a diminuição da circulação sanguínea e da sensibilidade dos pés. Isso favorece lesões que podem ser de difícil cicatrização. Além disso, são mais propícios a terem problemas de visão. Consulte o oftalmologista periodicamente.

Mais lidas