Varanda rústica com toques modernos

Avalie

Um espaço confortável, charmoso e perfeito para curtir a natureza: esse foi o projeto criado pelos arquitetos Eduardo Bessa e Claudia Alionis, da Cactus Arquitetura e Urbanismo. Localizada na cidade de São Paulo, essa varanda de 80 m² foi totalmente planejada nos mínimos detalhes. Confira as fotos e os detalhes desse lindo espaço verde!

Varanda rústica com toques modernos

Foto: Salvador Cordaro

Espaço relaxante para receber convidados

Segundo os arquitetos Eduardo Bessa e Claudia Alionis, a área externa foi pensada para resgatar a varanda brasileira. “Partimos de um pensamento que o espaço deveria resgatar a varanda brasileira, onde podemos receber nossos amigos e/ou familiares. Trata-se de um lugar aconchegante que as pessoas podem se sentir a vontade para conversar, sem se preocupar com nenhuma outra funcionalidade do ambiente”, explicam.

Tudo nos mínimos detalhes

O ambiente é charmoso e aconchegante devido aos mínimos detalhes, como a lareira em cima da bancada. “A lareira é de álcool ecológico, da Construflama, ela fica em cima do banco de concreto, impedindo a passagem do calor por baixo do móvel, dando uma sensação de aconchego ao ambiente”, contam os arquitetos.

+Veja também: varandas pequenas e charmosas

A iluminação da varanda também foi planejada para trazer tranquilidade ao espaço. “A iluminação foi toda feita em LED e dá um destaque para a parede de taipa de pilão. O restante é luz indireta como o jardim e o banheiro. O lustre com as velas proporciona uma luminosidade mais leve e as luzes embutidas destacam as obras de arte”, apontam os profissionais.

Lavabo rústico

A única parte que já estava construída no espaço era a área do lavabo, que está contíguo à varanda.

Varanda rústica com toques modernos

Foto: Salvador Cordaro

“No fundo das bacias foi utilizado tijolo de demolição, em uma das laterais foi feito um sanduíche de vidro com grãos de café, internamente. No restante do lavabo foi utilizado papel de parede e uma pintura artística que compõem os rodapés, as portas e os batentes”, contam Eduardo e Claudia.

Muito verde!

Para criar um ambiente relaxante, é claro que não poderia faltar bastante vegetação. Logo na rampa de acesso ao ambiente, o paisagista Edu Bianco utilizou Mini Moreias para passar uma sensação de tranquilidade.

Varanda rústica com toques modernos

Foto: Salvador Cordaro

“A Mini Moreia Orquídea forra toda a varanda. O aconchego é completado pela Le Rubra, presente no canteiro mais alto, em cima da mesa e no canto, em vasos, está a Pleomele”, afirmam.

Já o futon do ambiente foi modelado especialmente para o espaço da varanda. Ele é feito com tecido verde próprio para área externa.

Toque especial

É difícil definir qual é o maior destaque dessa varanda, mas, de acordo com os arquitetos, a parede de Taipa de Pilão é a grande protagonista.

“Essa técnica usada na construção de paredes e muros consiste no forte apiloamento de terra úmida entre dois pranchões de madeira removíveis que, no taipal, se mantêm de pé e afastadas entre si graças a travessas ou escoras”, acrescentam.

+Veja também: plantas para decorar o quintal ou varanda

Outro detalhe importante é o flamboyant nativo do Jockey Club de São Paulo, considerada uma das mais belas árvores do mundo.

“Ele entrou como elemento de construção da varanda e em torno dele foram dispostos futons para que as pessoas se sentem ou deitem a fim de observar a paisagem ou simplesmente ler à sombra da árvore. É um convite para contemplar a vista que a varanda pode proporcionar”, apontam.

Varanda rústica com toques modernos

Foto: Salvador Cordaro

Ambiente rústico

A decoração rústica é muito charmosa e uma ótima ideia para criar a sensação de aconchego. Segundo os arquitetos, uma dica para esse tipo de decoração é encontrar um equilíbrio entre os revestimentos naturais, mesclando com acabamentos modernos e com móveis de época e contemporâneos.

Consultoria

Eduardo Bessa e Claudia Alionis – arquitetos
Cactus Arquitetura e Urbanismo
www.cactusarquitetura.com.br
(11) 3080-2230

Mais lidas