Vantagens e desvantagens do uso da madeira em banheiros

Avalie

Madeira é um ótimo material para se usar na decoração: pode trazer a sensação de aconchego e um clima bucólico. No entanto, é comum evitar seu uso em banheiros, já que os materiais mais comuns são a cerâmica, pastilhas, porcelanatos e azulejos. Conversamos com a designer de interiores Tatiana Abouchar, que explicou as vantagens e desvantagens do uso da madeira em banheiros. Confira:

Material para se usar em banheiros

Segundo Tatiana, o uso da madeira em banheiros se dá pelo conforto e design, e não pelo preço. “A madeira necessita de investimento, pois o preço é mais alto do que materiais como azulejos, porcelanatos, pastilhas cerâmicas ou de vidro”, conta. Ou seja: a madeira tem um custo elevado, portanto não é tão comum utilizá-la nesse ambiente.

Flickr/Wagner Iteam

Flickr/Wagner Iteam

Como usar a madeira em banheiros

No entanto, se você quer investir nesse material, para deixá-lo com estilo e aconchego o conselho da designer é o taco palito. “O taco permitirá ao usuário o conforto do toque da madeira sem ficar com cara de casa de campo, pois aborda uma excelente opção de design em madeira”, aponta.

A madeira é um material nobre e duradouro, porém, é indicado que ela seja aplicada somente no piso e nas paredes da área seca. “Ou seja, não utilizar na área “molhada” como o box, pois este recebe grande concentração de água, o que pode deixar o material poroso e rapidamente estragá-lo com o surgimento de fungos e bactérias”, conta Tatiana.

Flickr/ Maggie 5150

Flickr/ Maggie 5150

Ela ainda conta que a limpeza é um procedimento simples, pois utiliza pouca água. “É só passar um pano úmido com algum produto não abrasivo para madeira, supersimples”, diz.

Estilo de decoração com madeira

A designer revela que qualquer estilo de decoração combina com a madeira, seja rústico, moderno ou clássico. “Este material é atemporal e sublime!”, enfatiza. “Optando por uma bancada de madeira deve-se empregar uma pia de cerâmica e uma excelente opção para revestir. O restante do banheiro é o ladrilho hidráulico que tem seu charme por casa da rusticidade e mistura de cores”, completa.

Flickr/ Andrew Bowden

Flickr/ Andrew Bowden

Consultoria  

Tatiana Carvalho Abouchar é Designer de Interiores e Editora de Estilo.

Tags: ,

Mais lidas