Troque a resistência do chuveiro com segurança

Avalie

No inverno, é comum que as pessoas troquem com mais frequência as temperaturas do chuveiro. Isso, às vezes, acaba queimando a resistência do aparelho. Trocar essa resistência pode parecer um pesadelo por envolver a parte elétrica da casa, mas não se desespere: essa é uma tarefa mais tranquila do que parece.

Chuveiro ligado

Foto: Shutterstock Images

Marcelo Gutierres, gerente de louças, metais e móveis da Telhanorte, conta quais são os passos para fazer a troca: “Primeiramente, o disjuntor do circuito deve ser desligado. Em seguida, é só desmontar o chuveiro, de acordo com o manual de instruções que acompanha o produto”.

É recomendado limpar a câmara do chuveiro durante o processo. Uma escova pode ser utilizada para essa função. “Antes de retirar a resistência queimada, é importante verificar a sua posição para inserir a nova no mesmo lugar. O modelo novo deve ser encaixado nas extremidades dos contatos e na canaleta (ou guia)”, afirma.

Chuveiro ligado

Foto: iStock

Depois de instalar a resistência, o próximo passo é montar o chuveiro: “antes de ligar o disjuntor, o registro deve ser aberto para que a água caia por alguns segundos. Esse processo é importante para evitar a queima da nova resistência”, finaliza Marcelo.

+Veja também: Banheiro clean, moderno e funcional

Feito isso, é só voltar a usar o chuveiro e o problema está resolvido! Confira todo o processo em vídeo:

Mais lidas