Transforme sua parede sem reformas

Avalie

Se você quer mudar o visual das paredes, mas não quer gastar dinheiro com reforma e tintura, é possível fazer pequenas alterações que transformam o ambiente. Casa Linda conversou com o arquiteto Márcio Barth que deu várias dicas de como modificar a decoração sem gastar muito. Confira!

Renove a decoração das paredes

Sem apelar para a tintura, Márcio recomenda alguns recursos: “O primeiro deles é o papel de parede, hoje com muitas variedades de padrões e cores, é um revestimento extremamente fácil e rápido de ser aplicado, conferindo um ambiente totalmente renovado em poucas horas”.

Ele ainda afirma que uma segunda opção seria a aplicação de tecido ou algum tipo de fibra natural, a qual poderá ser colada com cola de contato. “Também confere uma opção econômica na decoração, requer um pouco de habilidade manual, mas é uma boa terapia. Outras opções mais fáceis de serem utilizadas é a aplicação de adesivos de parede, pois conferem certo movimento ao ambiente, dando aquela mudada de ares. O custo é pequeno e pode ser aplicado sem dificuldades”, pontua o arquiteto.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Existem vários temas disponíveis no mercado, mas é possível personalizar os adesivos em lojas que trabalhem com comunicação visual, pois o adesivo pode ser produzido em vinil. “Uma última opção pode ser a aplicação de um gel envelhecedor, também disponível em várias cores no mercado”, conta.

Removendo riscos e manchas

Se você quer renovar as paredes sem pintar, mas elas contém riscos ou manchas, é bom tentar remover essas imperfeições para deixá-las mais charmosas. O problema é que, dependendo da tinta que foi utilizada, isso pode se transformar em uma tarefa trabalhosa.

“Se a tinta for do tipo superlavável, ótimo, basta um pano úmido e no máximo um detergente neutro para limpá-las. Agora , se a tinta for do tipo fosca, aí é problema, porque a tinta fosca não permite limpeza, nem é apta a receber produtos de limpeza. Você pode até limpar usando pano úmido sem produtos químicos, mas por ela reter muitas partículas, com certeza você notará a área que foi limpa. Nesse caso, somente uma pintura por cima da mancha para resolver”, diz Márcio.

Use a criatividade para renovar as paredes

Como cada ambiente tem uma funcionalidade diferente, cabe a cada um usar da própria imaginação para decorar sua parede como achar mais conveniente. “Num dormitório, por exemplo, podemos colar as fotos de amigos, viagens e tudo mais diretamente nas paredes, depois podemos passar uma fita adesiva do tipo papel contact, para criar um efeito de vitral entre as fotos, fica bem interessante”, aconselha o arquiteto.

Ele ainda afirma que jornais de outros países com algum tipo de imagem e reportagem legal – os chineses são ótimos para fazer isso – também podem ser usados para criar uma opção diferente num ambiente, por exemplo, um canto da sala que é destinado a leitura.

Se você preferir esconder a parede, a melhor opção seria um espelho, que pode ajudar a ampliar o espaço e ainda ajudar no processo de camuflagem.

E para não exagerar nos objetos decorativos, lembre-se de que menos é mais. “Comece por uma pequena área e sinta o resultado, se achar que há necessidade complemente a intervenção, pois é mais fácil complementar do que retirar o que foi feito”, conta Márcio.

Consultoria
Márcio Barth – Arquiteto e Urbanista. Diretor executivo da Base2 Arquitetura – www.base2arquitetura.com

Mais lidas