Transforme a decoração da casa com abajures e luminárias

Avalie

A iluminação pode ser a solução para deixar sua casa mais sofisticada e elegante. Com luminárias e abajures, você pode criar diferentes efeitos e transformar qualquer ambiente. Veja dicas da arquiteta Estela Netto e saiba como usar a luz a seu favor.

Disposição da iluminação

De acordo com a especialista, os projetos que investem em uma iluminação diferenciada tem a possibilidade de criar uma maior interação entre o espaço e os usuários, utilizando vários recursos, como automação, luminárias de pé e de mesa, abajures, luminárias em geral e iluminação de trilho.

“Eles [recursos de iluminação] quando usados de forma adequada, ressaltam o ponto forte do ambiente e criam cenas que, além de belas, aguçam emoções. A forma como serão dispostos no ambiente dependerá do que os usuários desejam para aquele espaço. Por exemplo, se a intenção é destacar as obras de arte de um ambiente, a iluminação de trilho é mais indicada”, afirma.

Importância dos abajures e luminárias

Os abajures são coringas da decoração, complementando a iluminação de forma única, trazendo a sensação de satisfação e aconchego. “A iluminação pode deixar o ambiente mais aconchegante, sofisticado. Por exemplo, um ambiente minimalista pode ter um toque mais intimista investindo em iluminação. Na sala, que é um espaço feito para recepcionar de forma acolhedora os convidados, o ideal é utilizar lâmpadas com aparência de cor amarelada”, diz Estela.

Ela ainda completa que uma iluminação mais difusa é o ideal. “No quarto, a luz uniforme e indireta é interessante. Ela pode ser obtida com luminárias com filtros de acrílico ou vidro foscos. Para atender a necessidades específicas, como leitura e trabalho no quarto, o uso de uma luz direcionada torna-se essencial. Recomendo o uso de abajures que clareiam um canto específico e dão um toque de brilho na decoração”, aponta.

Inspiração

Nos três projetos a seguir, Estela descreve a importância da iluminação nos ambientes:

Divulgação

Divulgação

“Neste projeto, utilizei iluminação fixa (no texto e parede), mas também luminária de mesa e de pé que podem ser deslocadas no ambiente conforme a necessidade dos usuários do espaço”, explica.

Divulgação

Divulgação

Neste quarto, foi utilizada uma luz mais difusa (presente no forro do gesso) e uma luminária que auxilia numa leitura antes de dormir e proporciona um toque de brilho no ambiente.

Divulgação

Divulgação

Nesta varanda, as luminárias com pé de madeira reformam o estilo adotado para o ambiente: chique e natural. Já a luminária de teto reforça o requinte do espaço.

Consultoria

Estela Netto – Arquiteta

Mais lidas