Tendências de cor para a decoração em 2016

Avalie

As paletas de cor se transformam de um ano para outro, pensadas para traduzir em tonalidades o momento em que se vive no mundo. Portanto, algumas cores permanecem, ou ficam mais claras ou escuras, outras mudam completamente. Confira agora quais são as tendências de cor na decoração em 2016:

Pastéis

Delicados, os tons pastéis marcarão presença este ano, principalmente nos tons de verde, rosa e azul. “Cores que passam sensação de paz e segurança como um antídoto para os estresses do dia a dia”, como disse a Pantone no seu comunicado sobre as cores do ano, o rosa quartzo e o azul serenity.

Decoração cores do ano 2016 Pantone

(Foto: Divulgação/Borastapeter)

Por serem bem suaves, esses tons podem ser misturados entre si sem resultar em um ambiente carregado.

Industriais

O industrial é um estilo cada vez mais em alta na decoração, com o uso de paredes de tijolos aparentes, cimento queimado e madeira de demolição.

Decoração no estilo industrial

Foto: Henrique Queiroga

+ Saiba mais sobre a decoração no estilo industrial

Essa tendência também pode ser traduzida em forma de cor, apostando em vermelhos quentes, azuis marinhos, cinzas, marrons e verde oliva.

Divertidos

Indo de encontro com as tendências anteriores, o estilo divertido, cheio de cores alegres e quentes, também terá a sua vez em 2016. Descontraído, esse estilo é cheio de referências pop e dá vida aos ambientes.

Sala com móveis modulares

Foto: Divulgação

Para usar essa tendência de modo harmônico, é necessário saber dosar, misturando essas paletas mais vibrantes com cores mais neutras e texturas sóbrias, como a madeira.

Cores do ano por marca

– Ouro Monarca – Coral

(Foto: Divulgação/Coral)

(Foto: Divulgação/Coral)

A Coral escolheu um tom de ocre brilhante como sua cor do ano. “Este tema mostra as vantagens tanto da tradição quanto da inovação e indica que, ao se contemplar o passado, é possível projetar o futuro”, explicou a empresa.

– Água-marinha – Suvinil

(Foto: Divulgação/Suvinil)

(Foto: Divulgação/Suvinil)

A Suvinil elegeu o verde ‘Água Marinha’ como sua cor do ano. Segundo seu anúncio, a inspiração veio do verde encontrado na pedra preciosa de mesmo nome, “que propicia estabilidade e tranquilidade às emoções”.

– Hortelã – Eucatex

(Foto: Divulgação/Eucatex)

(Foto: Divulgação/Eucatex)

Outro tom esverdeado, a eucatex escolheu o ‘Hortelã’ como seu tom do ano. “A Hortelã é a aposta para harmonizar os lares com esperança de frescor e energia”, explica Elizabeth Wey, a consultora de cor da marca.

Qual dessas tendências é a sua favorita? Conta para a gente nos comentários!

Mais lidas