A Pantone, empresa especializada na criação de cores, anunciou no fim do ano passado a cor Marsala para 2015, um vermelho amarronzado com inspiração nos anos 70. Segundo a arquiteta Flávia de Sá, tons de vermelho, variações do marrom avermelhado, vermelho queimado, até mesmo o magenta estarão em alta, mas ela chama a atenção para a maneira de usá-lo no ambiente. “É preciso muito cuidado em aplicar cores em grandes áreas, já que a cor pode cansar e até mesmo diminuir o ambiente”.
Sensações
Flávia afirma que esse é um tom que traz a sensação de euforia e alegria e explica que a Pantone sugere nove grupo de paletas para essa estação entre cores neutras e mais fortes. “A Marsala é uma cor de personalidade que possui um toque de vermelho e marrom, pode ficar muito chique e aconchegante se usada criteriosamente. Além de combinar com outras cores”, afirma.
A arquiteta coloca que o ideal é usar a cor em apenas uma das paredes para não pesar o ambiente.
+Leia também: escolha a cor ideal para a parede do seu cômodo
Aconchego
Bruno Garcia Athayde, arquiteto da Simonetto, diz que para as áreas da construção e arquitetura considerou a escolha perfeita. “A tendência do morar, hoje, busca a sofisticação e o aconchego e, para esses casos, o Marsala se apresenta com excelência. O tom é encorpado e cai muito bem no mobiliário de diversos ambientes, principalmente da cozinha ou sala de jantar”, destaca.
Para combinar
Segundo Bruno, além de adicionar personalidade para qualquer ambiente em que é utilizado, o Marsala compõe muito bem com materiais de características naturais, como fibras, tijolos aparentes, madeiras naturais e pedras. “O tom propicia essa combinação e o melhor é que isso não significa que o ambiente não terá uma proposta de glamour e luxo, muito pelo contrário”, avalia.
Outras tendências
A marca de tintas Suvinil também costuma selecionar cores que devem marcar o ano, segundo Andreas Gietl, vice-presidente de Tintas Imobiliárias da BASF, para América do Sul existe um estudo que é resultado do monitoramento constante do mercado e de pesquisas do comportamento do consumidor. “O levantamento reflete o entendimento que a marca tem do momento social e comportamental que o mundo está vivendo e, em especial, da realidade brasileira, já que a Suvinil é uma marca que nasceu no Brasil há mais de 50 anos”, afirma.
+Leia também: dicas para pintar a parede você mesmo
Índigo blue
Em 2015, o azul profundo, Índigo Blue, é a cor do ano para a Suvinil. O tom, inspirado na busca pela liberdade de expressão e na possibilidade de infinitas combinações na decoração, faz parte do estudo anual de tendências, que, desta vez, está em sintonia com a expressão comportamental ser. Para Flávia de Sá, este tom é um desdobramento do azul-marinho, que sempre será um clássico.
Texto Jussara Tech