Saiba como limpar as cortinas da sua casa

Avalie

Quando chega a época de fazer uma faxina caprichada em casa, limpamos os armários, doando roupas que não usamos mais, organizamos a cozinha e fazemos aquela limpeza que envolve também a cortina. Tão amada por nos proteger do sol e por garantir privacidade, a cortina é um problema na hora da lavagem. Mas a Casa Linda pode facilitar a manutenção desse item!

Sala de estar, linda, sofás, mesa, decoração

Shutterstock

Cuidado

Saiba como limpar as cortinas da sua casa

Shutterstock

Na hora de tirar a cortina para lavar, é necessário atenção. Nada de subir em mesas ou cadeiras instáveis. O ideal é ter em mãos uma escada e um pouco de paciência. Algumas cortinas, como as de trilhos, são complicadas para retirar e exigem cuidado e tempo. Outras, como as de varão, são bem simples para tirar e colocar de volta.

Lavagem

Saiba como limpar as cortinas da sua casa

Shutterstock

“Por ficarem na janela, sujeitas ao sol, à poeira e à umidade, as cortinas sempre precisam ser limpas”, é o que diz Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia. “Isso tanto por uma questão estética, pois elas vão ficando encardidas, quanto de cuidado com a saúde dos moradores da casa, já que elas podem acumular poeira e ácaros. O ideal é que as cortinas sejam lavadas pelo menos a cada seis meses”, completa o gerente. Para mantê-las limpas por mais tempo, passe o aspirador uma vez por semana.

Cada tipo de cortina

“As cortinas de voil devem ser lavadas em modo delicado com detergente alcalino e secar naturalmente para não ficarem marcadas. Já as cortinas com tecidos de decoração (jackard, rústicos, juta, seda e outras fibras naturais) precisam de cuidado especial, porque podem encolher durante o processo de lavagem ou de secagem”, explica Monteiro.

SAIBA MAIS

*Como limpar cada tipo de piso
*Dicas para não deixar a poeira acumular em sua casa 
*Como deixar a sua casa sempre limpa

Branca x colorida

Não há diferença no caso da limpeza de cortinas brancas ou coloridas. Monteiro dá a dica: “Mas nas coloridas é ideal fazer um teste com o sabão que irá utilizar para saber se o mesmo vai manchar ou desbotar em excesso o colorido”.

Livre-se das manchas

Saiba como limpar as cortinas da sua casa

Shutterstock

No caso de o tecido apresentar alguma mancha, pode-se utilizar um tira manchas pré-lavagem, passar suavemente no local e depois lavar normalmente. Como a maioria das cortinas ficam expostas ao sol, suas fibras ficam muito fragilizadas, então, não é recomendado esfregar demais o local com a mancha, pois o tecido pode se romper.

Evite o cloro

Quando as cortinas estão excessivamente sujas, o ideal é alvejar com produto à base de peróxido. É importante lembrar-se de nunca usar cloro, pois ele danifica as fibras, mancha e descolore os tecidos. ​ Se sua cortina está com vários problemas e você desconhece os processos, o ideal é levá-la a uma lavanderia de confiança e entregá-la para um profissional habilitado.

Na hora de passar

Saiba como limpar as cortinas da sua casa

Shutterstock

Praticamente todas as cortinas precisam ser passadas. Para realizar esse processo, utilize sempre uma sapata de teflon no ferro para não marcá-la.

Guarde direito

Outra sugestão de Monteiro é na hora de guardar: “Caso o consumidor deseje guardar a cortina, elas devem ser dobradas e colocadas dentro de um saco de proteção de TNT, para não sujarem ou ficarem marcadas com tonalidades diferentes, devido ao acúmulo de pó em um único lugar e à luminosidade recebida”.

Texto: Monique Lima/Colaboradora

Mais lidas