Revestimentos criativos para sua casa

Avalie

É possível fugir um pouco do convencional ao reformar ou mudar a decoração dos ambientes. Materiais que imitam outros revestimentos, como os laminados e os vinílicos, podem ser boas opções para evitar quebra-quebra e transformar um espaço, quando aplicados nos pisos e até em paredes. Buscamos projetos que apostaram nessas saídas originais: inspire-se!

Projeto 1: Luiz Sentinger, Porto Alegre – RS

Revestimentos criativos para sua casa

O revestimento reproduz os desenhos e nós das madeiras nobres, com textura que deixa o ambiente mais charmoso e sofisticado. “Revestir paredes com laminados é uma tendência. Seu acabamento amadeirado dá maior aconchego ao ambiente e a instalação é prática e sem sujeira”, afirma o arquiteto Luiz Sentinger.

Cuidados extras

Antes de instalar, verifique se a parede tem infiltração. Os revestimentos laminados não são indicados para áreas úmidas. No mais, os painéis oferecem uma boa solução para paredes desniveladas, já que sua estrutura de instalação permite pequenas correções na parede.

+Leia também: revestimentos cheios de estilo

Projeto 2: Cynthia Pimentel Duarte, São Paulo – SP

Revestimentos criativos para sua casa

A madeira de demolição revestindo as paredes foi a sacada da arquiteta para criar um clima quente, que contrasta com o piso frio (travertino navona). O resultado foi um ambiente aconchegante e descontraído. Como a sala era pequena, a profissional ainda optou por utilizar um sofá-cama, que permite receber visitas e hóspedes mantendo o conforto e a circulação no ambiente.

Como instalar?

Embora não seja difícil de ser realizada, a instalação da madeira como revestimento de parede exige alguns cuidados. Para que isso seja feito, é necessário que a parede esteja emboçada e plana. A limpeza da superfície, depois de instalada, é simples e é feita apenas com pano para tirar o pó.

Revestimentos criativos para sua casa

“A madeira em tom monocromático permite ótimas combinações com o piso e os móveis. Neste projeto, está em perfeita harmonia com a mesa de jantar laqueada na cor vermelha”, afirma Cynthia Duarte.

Projeto 3: Karina Afonso , São Paulo – SP

Usado normalmente no piso, o vinílico revestiu também as paredes deste lavabo. O tom amadeirado escolhido propiciou um belo contraste com a louça da cor ébano. O conjunto alia beleza, charme e muito conforto.

+Leia também: revestimentos para banheiros

Revestimentos criativos para sua casa

Colado ou encaixado?

A maior parte das empresas que comercializam pisos vinílicos trabalha com sistema de encaixe na instalação, ao contrário deste projeto em que o revestimento foi colado na parede. Por isso, é recomendável que a instalação de vinílico em paredes seja feita de acordo com um bom projeto arquitetônico e que tudo seja muito bem pensado para que não seja necessário realizar mudanças em curto prazo.

“Procure não escolher padrões de revestimentos muito marcantes, que podem cansar. Uma boa dica é utilizar o contraste entre claro e escuro na combinação entre paredes e pisos”, garante Karina Afonso.

+Leia também: a praticidade dos pisos paginados

Dica: para limpar o vinílico, basta aplicar água com um pano úmido e detergente neutro.

Texto Rafael Gimenez/Colaborador
Fotos Inês Antich/Raul Fonseca/Sergio Vergara/Divulgação

Mais lidas