Restauração de castelo espanhol gera polêmica

Avalie

O Castelo de Montrera, localizado em Cadíz, no sul da Espanha, é uma fortaleza de arquitetura moura construída no século IX e um patrimônio histórico espanhol.

Em 2011, a torre sofreu um desabamento parcial que colocou em risco toda a estabilidade da estrutura, fazendo-se necessária uma restauração. O resultado, concluído recentemente, foi este:

O arquiteto por trás do projeto, Carlos Quevado, disse em entrevista que o objetivo era mostrar como a construção se pareceria quando ela foi erguida inicialmente. “Esse projeto mira o re-estabelecimento da unidade do monumento sem apagar os traços deixados pela passagem do tempo. Portanto, a proposta pretende evitar ao máximo o mimetismo estético que passa uma falsificação de memória”.

Em defesa do projetista, a ideia recebeu aprovação do governo da Andaluzia e segue a lei de herança histórica, que proíbe reconstruções que sejam imitações e requer que sejam usados materiais diferentes que os originais.

No entanto, a restauração está sendo criticada por moradores da região e por internautas. O grupo de conservação e memória espanhola Hispania Notra declarou: “A ‘consolidação e restauração’ – como os arquitetos envolvidos chamam – é lamentável e deixou os locais e estrangeiros chocados. Comentários não são necessários quando você vê as fotos”.

Restauração de castelo espanhol gera polêmica

(12)

O que você achou do resultado? Conta para a gente nos comentários!

 

Mais lidas