Projetos de cozinhas americanas e estilosas

Projetos de cozinhas americanas e estilosas
Avaliação 3 - Votos 1

A melhor solução para ganhar espaço na cozinha do apartamento é integrá-la à sala. Mais do que um simples local para preparo de alimentos, sua cozinha pode ser um ponto de encontro para a família e os amigos, contanto que o projeto observe alguns cuidados fundamentais, como a escolha dos móveis, aparelhos e acessórios, e a correta iluminação e uso das cores na decoração. Trazemos agora para você três projetos de cozinhas americanas que deixam uma coisa bem clara: com criatividade é possível vencer qualquer limitação de espaço. Veja só!

Projeto 1

cozinha americana

Divulgação

Pequena e funcional
Esta cozinha de aproximadamente 8m² foi concebida para abrigar todos os elementos necessários à rotina dos moradores, como forno elétrico, micro-ondas e geladeira. O espaço conta ainda com uma bancada para o preparo de alimentos e uma churrasqueira a gás, grande destaque do projeto.

Muitos aparelhos, pouco espaço…
Mais uma vez, a solução foi optar por objetos embutidos. Isso foi feito por Sara Volpato, arquiteta que assina o projeto, com a churrasqueira e o forno, além da geladeira embutida na parede. “Assim, o local parece ter mais espaço, e não usar armários também ajudou muito”, salienta.

Praticidade total
Outro ponto forte em funcionalidade são os gavetões da marcenaria, que oferecem 100% de aproveitamento. Além disso, há um armário superior para secar os pratos – o que libera espaço na bancada – e uma prateleira para acessórios e temperos.

Projeto 2

cozinha americana

Divulgação

cozinha americana

Divulgação

Pessoal e com personalidade
A arquiteta Elisa Mendel teve o desafio – e o privilégio! – de projetar a decoração da cozinha de seu próprio apartamento. Pensando no namorado, que tem por hobby cozinhar nos finais de semana, ela deixou o ambiente de 8m² mais masculino, integrado ao estar e ao escritório. Optou então por tons neutros na cerâmica e nos móveis – com predominância do preto e do branco, e cor nos acessórios e nas paredes, de fundo e da lateral. “A pintura é um dos itens mais fáceis de serem alterados em um ambiente. Se nos cansarmos da cor, podemos mudar com facilidade, trocando também os acessórios para acompanhar a renovação do espaço, tudo sem obra e sem gastar muito”, explica.

Perfeita para o convívio
Os detalhes tornam essa cozinha especial. “Criei um espaço de trabalho para o cozinheiro a partir de um tampo de granito preto (da São Gabriel), um nível abaixo do tampo de refeições. Ali ele pode fazer toda a preparação dos pratos de modo a ficar de frente para o estar, interagindo com os convidados quando recebemos amigos”, conta Elisa.

Toque de classe
O diferencial da decoração desse espaço é a geladeira retrô, usada pelos moradores como armário. Ela entra em composição com a cor vermelha das paredes da cozinha, enchendo o ambiente de personalidade.

Projeto 3

cozinha americana

Divulgação

cozinha americana

Divulgação

cozinha americana

Divulgação

Prática e cheia de classe
A arquiteta Jóia Bergamo projetou essa cozinha buscando atender as necessidades de um proprietário que gosta de cozinhar e receber os amigos ao mesmo tempo. Para isso, o ponto principal foi integrar o espaço à área social.

Contemporânea
O estilo está presente nos móveis escolhidos, como o balcão em corian, os armários em MDF com vidro e a mesa de jantar em laca preta, que faz parte do conjunto. A iluminação, embutida no gesso, ressalta e valoriza o espaço.

 

Projeto1: Sara Volpato, Brasília – DF

Projeto2: Elisa Mendel, São Leopoldo – RS

Projeto3: Jóia Bergamo, São Paulo – SP

Texto Rafael Gimenez/Colaborador

Fotos Luciano Stabel, Profile Images, Haruo Mikami e Divulgação.

Mais lidas