Portas coloridas na decoração

Avalie

Não sabe como renovar o visual do seu lar doce lar sem ter muito trabalho ou gastar demais? Tirar das portas a mesmice e dos tons neutros e amadeirados é uma alternativa bem simples. Didiel Tebar, especialista em tintas, garante que essa pode ser uma tendência em decoração, já que não exige muito esforço. Ele até ensina o passo a passo para você mesma deixar sua casa mais bonita.

Novidade
“As tintas são uma opção relativamente mais em conta do que outras formas de decoração, e podem compor um ambiente agradável e harmônico”, diz Tebar.No caso das portas, é uma vantagem ainda a ser descoberta por aqui, já que a maioria das pessoas prefere pintá-las de tons neutros ou branco para economizar. “Quem pinta com certa frequência as paredes não precisa obrigatoriamente mudar as cores das portas, já que o branco ou neutro combina com quase todas as cores”, avalia.

Shutterstock Images

Shutterstock Images

Versatilidade
Mas se a indústria de tintas disponibiliza mais de mil tons para você explorar, por que resistir ao divertido mundo das cores? “Hoje existem produtos à base de água, com secagem rápida e sem cheiro, que podem ser usados em qualquer ambiente sem incomodar quem tem sensibilidade a odores fortes”, conta o especialista.

E você não precisa seguir um padrão: pode explorar misturas e dar a cor que as portas de cada ambiente, internos ou externos, de sua casa merecem.

Na medida
Para não errar na escolha, o ideal é que as cores das portas ajudem a compor o ambiente com outros elementos, levando sempre em conta fatores como luminosidade e a composição cromática.

E nada de carregar nas informações visuais! O piso, por exemplo, não pode brigar com a cor escolhida para a porta, ou seja, pintá-la de vermelho pode ser demais se o revestimento do chão for muito rebuscado. Lembre-se: bom-senso e equilíbrio nunca são demais.

Ousadia
Nada é proibido no terreno da decoração. Logo, você pode dar asas ao que imaginar. Porém, tenha planejamento para que suas ideias sejam executadas da melhor maneira.

Quer ir além das cores e estampar sua porta? Ok! Mas tenha certeza de que ficará bem no ambiente onde será aplicada. “Tenha certeza da sua utilização para evitar um gasto desnecessário e desperdício de material. É importante sempre contratar um profissional capacitado que saiba realizar o trabalho”, orienta Tebar.

Faça você mesma – Pintura em porta nova
1º Aplique uma demão de tinta branca fosca para fazer o fundo.
2º Se necessário, aplique massa niveladora para madeira para deixar a superfície lisa.
3º Aplique duas demãos de esmalte sintético ou à base de água com a cor de sua preferência. Observe as recomendações do fabricante na embalagem do produto, inclusive quanto ao tempo de secagem.

Repintura
1º Lixe a porta para remover a tinta existente, criando uma superfície de aderência.
2º Aplique duas ou três demãos de esmalte sintético ou à base de água com a cor de sua preferência. Observe as recomendações do fabricante na embalagem do produto, inclusive quanto ao tempo de secagem.

Dica: Os esmaltes à base de água podem substituir os sintéticos, pois são ecologicamente corretos.

Consultoria
Didiel Tebar, consultor de cores e produtos da Tintas MC. Site www.tintasmc.com.br

Texto: Marcella Moreira

Tags:

Mais lidas