Plantas que modificam a decoração externa da casa

Avalie

Com técnicas de paisagismo, uma simples varanda pode ganhar ares de espaço de lazer e uma sala monocromática pode ficar cheia de vida. E se o sonho de ter um jardim em casa foi deixado de lado por causa da falta de espaço, a solução está nos dois projetos de jardins verticais da paisagista Marisa Lima. A ideia é simples: utilizar as paredes para dispor as plantas de forma a valorizar o ambiente.

Projeto 1

varanda com plantas

Divulgação

Marisa trabalhou com pequenas áreas residenciais. Um dos ambientes, de 24m², conta com pérgola de cumaru, paredes de cruzeta e piso em madeira de demolição.

O projeto de marcenaria é da Assoalhos Monet. Nesse ambiente, a arquiteta manteve o foco na parede de cruzetas, aplicando ali 12 vasinhos com véu de noiva, planta volumosa que forma um belo painel vivo. No chão, Marisa colocou vasos de lírio da paz e, a subir pela pérgola, está a jasmim trepadeira.

varanda com plantas

Divulgação

Projeto 2

varanda com plantas

Divulgação

O segundo projeto parte de um ambiente cru, com 16 m², e piso da Solarium. Todo o diferencial fica por conta da combinação entre os móveis e a aplicação do jardim vertical.

Boas dicas

O paisagismo, além de dar aconchego ao ambiente, valoriza o imóvel na hora da compra e da venda. A paisagista sugere que os clientes busquem plantas perenes que se adaptem bem ao ambiente, para que não precisem ser trocadas com frequência.

varanda com plantas

Divulgação

Aqui a paisagista optou por cobrir toda a parede com renda portuguesa e peperônia variegata.

Mais lidas