Pergolados e decks para a área externa

Pergolados e decks para a área externa
Avaliação 3 - Votos 1

Os pergolados e decks são uma boa alternativa para quem deseja decorar a área externa. Segundo a paisagista Marisa Lima, além da graça e charme que dão ao jardim, os pergolados podem ser enfeitados por trepadeiras floridas ou até mesmo serem cobertos com vidro ou policarbonato.

Montando o pergolado em casa

A paisagista afirma que a estrutura do pergolado geralmente são madeiras nobres. “Hoje utilizamos muito cumaru ou teka”, explica. As varandas e jardins são os locais mais adequados para os pergolados e as medidas devem ser compatíveis com o espaço.

“Não existe um tamanho ideal para o pergolado, ele só precisa ser proporcional ao espaço onde será construído”, afirma Marisa. A estrutura deve ser chumbada ao chão e todas as madeiras muito bem encaixadas, aparafusadas ou pregadas.

Os decks e pergolados também podem agregar muito à decoração da área externa. “Todos os elementos que possam enfeitar e ter uma utilidade ao jardim, como o pergolado, agregam à decoração. Embaixo dele podemos colocar mobiliário e ali será um local agradável para reuniões ao ar livre”, aponta a especialista.

A combinação decks + pergolados também é uma boa pedida, já que a madeira aquece o ambiente e traz a sensação de aconchego.

Ambiente arejado

Ao montar os pergolados e decks, é importante levar em consideração se a estrutura vai oferecer sombra e proporcionar um local arejado. “Como o madeiramento é bem próximo um do outro, não é bom deixar vãos muito grandes. Mas o que dará a sombra será a trepadeira que colocarmos para cobrir a pérgula”, diz a especialista.

Para cuidar das trepadeiras, você deve escolher de acordo com a insolação, sol ou sombra de onde estiver o pergolado. “O cuidado vai depender da espécie escolhida, regas, adubação… cada espécie tem a sua particularidade”, pontua a paisagista.

Manutenção

A manutenção dessas estruturas deve ser frequente, principalmente se o material utilizado for a madeira. “Se for de madeira precisa envernizar de vez em quando. Se for de ferro precisa pintura também”, conta Marisa.

O mesmo equivale para a manutenção dos decks: existem vernizes especiais para madeira que devem ser empregados após a construção deste.

Consultoria
Marisa Lima – Paisagista
www.marisalima.com.br
https://www.facebook.com/MarisaLimaPaisagismo

Mais lidas