Papel de parede no banheiro

Avalie

Muita gente pensa que papel de parede não combina com banheiros. O motivo é que os produtos convencionais não suportam o vapor quente emitido pelo chuveiro, assim como a presença constante de umidade. Contudo, é possível usar o artifício na decoração de banheiros e lavabos a partir de alguns truques. Confira!

Projeto 1: Cilene Monteiro, São Paulo – SP

Papel de parede no banheiro

Uma coisa precisa ser levada em conta por quem quer aplicar papel de parede no banheiro: a vida útil do produto é menor e por isso ele deve ser trocado com regularidade. “Hotéis da Europa e Estados Unidos usam este material em banheiros, pela facilidade de renovar sem entulho”, pontua a arquiteta Cilene Lupi.

+Leia também: banheiros personalizados

Sem excessos

Lavar o papel de parede com água é proibido. A limpeza é feita com pano úmido torcido para tirar o pó e a umidade excessiva. “Em caso de manchas, use um detergente neutro com um pano macio branco, sem friccionar o local”, ensina Cilene.

Projeto 2: Juliana Vilela, Cuiabá – MT

Idealizado para uma adolescente, a decoração deste banheiro de Cuiabá (MT) tinha o objetivo de fugir do tradicional uso de revestimentos cerâmicos e garantir um ar despojado. “Usamos um papel de parede vinílico com estampas urbanas. Apesar de ser estampado, suas cores branco e preto deram ao ambiente um toque sutil e ao mesmo tempo divertido”, resume a arquiteta Juliana Vilela.

Papel de parede no banheiro

Por ser o banheiro uma área molhada, é importante proteger o papel do contato direto com box, bancada do lavatório e piso. No projeto da arquiteta Juliana Vilela, por exemplo, o papel de parede vinílico foi deixado a 60cm do chão, formando uma espécie de rodapé.

+Leia também: decoração de banheiros escuros

Papel de parede no banheiro

Projeto 3: Juliana Vilela, São Paulo – SP

Algumas empresas que trabalham com impressão em materiais vinílicos podem produzir papéis de parede personalizados. Neste projeto da arquiteta Jóia Bergamo, de São Paulo (SP), a moradora ganhou um papel de parede floral exclusivo para ela.

Papel de parede no banheiro

Projeto 4: Achilles Fernandes, Manaus – AM

Por não ter a presença de chuveiro, o lavabo não sofre com vapor quente. Assim, o ambiente pode receber papéis de parede convencionais, desde que não haja contato direto com umidade. “Mas, por ser área onde se tem água, é interessante que o produto tenha uma porcentagem maior de polipropileno (plástico). Isso garante uma vida útil maior”, orienta Achilles Fernandes, arquiteto de Manaus (AM).

+Leia também: banheiro organizado e prático

Papel de parede no banheiro

Preparação eficaz

Antes de aplicar o papel, a parede deve ser revestida com massa corrida ou gesso liso. Na sequência, ela é lixada e recebe uma demão de tinta pva, de preferência branca. Por fim, o uso da cola correta e um aplicador experiente evitam a formação de bolhas.

Papel de parede no banheiro

Texto Leonardo Valle/Colaborador
Fotos Martin Szmick, Alexandre Oliveira e Mauro Smith/Divulgação

Mais lidas