Painel para televisão: conheça diferentes modelos e saiba como colocá-los na sua sala

Avalie

A sala de estar é um dos locais da casa que deve oferecer mais conforto. É nela que se recebem visitas, que os moradores passam bastante tempo assistindo televisão, entre outras atividades do dia a dia. E, por falar em televisão, hoje em dia existem modelos de painéis para TV que ajudam a economizar espaço e ainda deixam a sala mais aconchegante e bem decorada. Para te ajudar a escolher o melhor painel para sua casa, conversamos com a arquiteta Paula Ferraz. Confira:

Tipos de painéis

Existem diferentes modelos de painéis para televisão no mercado. Para escolher o mais adequado, basta observar os detalhes da decoração da sua casa. “Eles podem ter diferentes acabamentos (madeira, mármore), formatos (verticais, horizontais) e também estarem agregados a nichos, prateleiras, móveis e também aparecer em formato de estante, que tem a mesma função, mas com formato e aspecto diferentes”, exemplifica a arquiteta.

sala de estar com televisão na parede

Divulgação/Cavalcante Ferraz Arquitetura

O modelo do painel giratório também é muito buscado, mas é preciso tomar alguns cuidados. “Hoje em dia existem suportes bem práticos no mercado. O único ponto necessário e talvez um pouco mais trabalhoso é a previsão de infraestrutura de cabeamento e fiação de maneira correta para que não fiquem aparentes e esta se torne uma solução limpa”, aponta Paula.

Painel ou hack?

O hack pode ter muitas utilidades além de suportar a televisão: nele é possível colocar enfeites, guardar revistas, DVDs, CDs, entre outros objetos. Porém, se o objetivo for economizar espaço, o painel é uma melhor opção para a sala de estar. “Usamos mais os painéis pelo fato de hoje em dia as TVs estarem menores e menos profundas. Os móveis ficam mais livres para apoio de adornos e a superfície mais clean”, explica a arquiteta.

Paula ainda afirma que o “painel é uma solução acessível e prática, pois permite a passagem de fiação por trás, sem ter que rasgar a parede”.

sala de estar com televisão na parede

Divulgação/Cavalcante Ferraz Arquitetura

Melhor lugar para posicionar a TV

Para não errar na hora de colocar o painel da TV na sala, é preciso se atentar a alguns detalhes. “Geralmente colocamos a televisão em uma parede de destaque. Trabalhamos um painel, estante ou revestimento e, sobre eles, posicionamos a TV, que, por sinal, consideramos um elemento decorativo do qual os clientes não abrem mão na sala”, afirma a arquiteta.

Ela ainda completa que o essencial é fugir das paredes que ficam opostas às janelas, para que o reflexo da luz não interfira na imagem. “Dessa forma, fugimos da necessidade de colocar uma cortina black out, permitindo a luz natural, mas sem atrapalhar”, conta Paula.

sala de estar com televisão na parede

Divulgação/Cavalcante Ferraz Arquitetura

Uma dúvida que sempre surge nesses momentos é qual é a distância correta entre o sofá e a televisão. A arquiteta explica que essa distância varia e depende da dimensão da TV. “Quanto maior a TV em polegadas, maior a distância que o sofá deve ter dela. Usualmente trabalhamos uma TV de 32” para uma distância de 1,8 a 2m”.

Conforto na sala

Além da posição correta da televisão, outros elementos ajudam a deixar sua sala mais confortável e acolhedora. A iluminação e a disposição dos móveis são exemplos disso. “Os sofás com chaise retrátil estão bem em alta. Eles permitem que a sala adquira um layout para visitas quando recolhidos, mas também um layout mais confortável para o dia a dia. Para agregar um layout de conversa e para receber os amigos, usamos ainda poltronas e bancos formando um espaço para conversas, não somente com todos os itens voltados para a TV”, diz a especialista.

Ela ainda aconselha uma iluminação prioritária e focada (por meio de spots, embutidos ou não) no centro do ambiente e as demais sempre difusas, para garantir um ambiente aconchegante e acolhedor.

Consultoria

Paula Ferraz – arquiteta
Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design
Site: www.cavalcanteferraz.com.br

Mais lidas