Otimize a lavanderia!

Avalie

A lavanderia é um espaço funcional da casa e, na maioria das vezes trata-se de um espaço reduzido, que muita gente nem se lembra de planejar ou decorar. Assim, a primeira coisa a ser pensada para aproveitar bem essa área, é na escolha de seus eletrodomésticos e utensílios: prefira os mais compactos possíveis.

Organize tudo

Segundo a arquiteta Natália Shinagawa, a organização também é fundamental para o melhor aproveitamento do espaço. “Quando cada item tem o seu lugar, é muito mais fácil manter as coisas em ordem. Para isso, pode-se fazer uso de caixas plásticas, cestos e compartimentos com rodízio para manter tudo em ordem”.

“A opção de embutir o tanque em uma bancada deixa o ambiente organizado e aproveita melhor o espaço. É a solução do momento para lavanderias”, indica ela. Dica: A utilização de máquinas que lavam e secam tem possibilitado a redução do espaço destinado ao tanque e ao varal.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

“Para o espaço que está cada dia menor nos apartamentos, a dica que eu trago é a organização. Para um espaço pequeno, nada melhor do que ter tudo no lugar e sempre à mão”, explica Natália.

Antes de mobiliar

• O piso da lavanderia deve ser resistente à água. Além disso, é interessante manter todos os móveis elevados, para que não haja perigo de danificar os revestimentos.

• Lembre-se do desnível em direção ao ralo, para a água não empoçar.

• Se for construir, projete uma janela grande para facilitar a secagem.

• Lembre-se da área de entrada e de saída da máquina de lavar.

Consultoria

Natália Shinagawa – arquiteta

Texto: Bianca Camargo/Colaboradora  

Mais lidas