O charme dos jardins suspensos na decoração

Avalie

Não é preciso muito espaço para embelezar a casa com plantas e flores. Os jardins suspensos, por exemplo, são uma ótima ideia para quem deseja decorar os ambientes com elementos da natureza sem ocupar grandes áreas. Segundo a arquiteta Marcy Ricciardi, o jardim vertical é uma boa solução para quem deseja cultivar plantas em espaços pequenos, principalmente apartamentos.

“Uma das vantagens da disposição das plantas em vasos é a possibilidade de mudar o ambiente por meio da escolha dos tipos de plantas e  das cores e formatos de vasos e, dessa forma, transformar o ambiente”, aponta.

O charme dos jardins suspensos na decoração

Foto: Divulgacão/ Projeto da Marcy Ricciardi Arquitetura

Dica: colocar os vasos em pequenas prateleiras também é uma boa pedida para quem não deseja pregar os vasos diretamente nas paredes.

Plantas mais indicadas para jardins suspensos

De acordo com os arquitetos André Bove e Felipe Raduan, da Raduan Arquitetura, para ter jardins pendurados são recomendadas as espécies que demandam poucas regas. “Afinal de contas, com as jardineiras  no alto, fica menos prático regá-las constantemente. As suculentas e até as próprias samambaias se adaptam superbem ao lar nas alturas e são ótimas para decorar”, afirmam.

O charme dos jardins suspensos na decoração

Foto: Divulgação/ Projeto da Raduan Arquitetura

Locais para colocar o jardim vertical

A arquiteta esclarece que a utilização de plantas nesta estrutura é aconselhada para espaços pequenos e que tenham visibilidade na casa. “Como cada planta tem um tipo de necessidade com relação à luz solar e água, a divisão em vasos acaba facilitando os cuidados”, diz Marcy.

André e Felipe explicam que, para manter os vasinhos presos à parede, uma alternativa são as treliças, opções viáveis e práticas.

Outras dicas

“Para quem  que gosta de cozinhar, ter uma mini horta em seu apartamento é uma boa dica. Recomendamos manjericão, manjericão roxo, sálvia, alecrim, hortelã e tomilho são plantas que resistem bastante. Plantas ornamentais como orquídeas e antúrios também são uma ótima opção”, ressaltam os arquitetos da Raduan Arquitetura.

O charme dos jardins suspensos na decoração

Foto: Divulgacão/ Projeto da Marcy Ricciardi Arquitetura

Consultoria

André Bove e Felipe Raduan da Raduan Arquitetura – Telefone: (11) 5041-1878
Marcy Ricciardi Arquitetura – Telefone: (11) 2669-9741

Mais lidas