Mesa provençal: como utilizá-la na decoração da casa

Avalie
mesa provençal

Flickr/Faylyne

O estilo provençal  vem chamando muito a atenção de quem adora decoração, pois utiliza móveis e outros detalhes vintage para transformar os ambientes. Materiais mais rústicos são sua principal característica, além dos tons pastel. As mesas provençais são um dos móveis mais requisitados e trazem muito charme à decoração. E para te ajudar a utilizar essas mesas na sua casa, conversamos com a arquiteta Christiane Roy. Confira!

Como combinar a mesa provençal na decoração

Uma dúvida que surge na hora de utilizar a mesa provençal é: será que ela só combina com cadeiras do mesmo estilo? Segundo a arquiteta, isso é um mito. “A mesa provençal pode sim ser combinada à outros tipos de cadeiras, para evitar um ambiente caricato ou muito rebuscado. Fica uma composição interessante misturar móveis provençais com peças de design mais retas e simples”, explica.

E muito se engana que acha que a decoração provençal deve ser composta de móveis do mesmo estilo. “Muitos móveis provençais deixam o visual muito carregado, com aparência de cenário, inclusive. Eu prefiro mesclar peças chaves, que por serem antigas podem até ter um valor afetivo, como um móvel herdado da avó, por exemplo, com peças mais atuais. Essa composição deve ser bem pensada para manter a harmonia do ambiente”, afirma Christiane.

Mistura de estilos

Misturar estilos diferentes na decoração pode não ser uma tarefa fácil: muitas vezes pecamos pelo exagero ou colocamos detalhes que podem pesar o ambiente. No entanto, a arquiteta explica que, como o estilo provençal vem do sudeste da França e remete à área rural, para combinar outros estilos devemos seguir a mesma linha e adotar uma linguagem coerente.

mesa provençal

Foto: Shutterstock Images

“Quando optamos por uma linha assim na decoração de uma casa, devemos manter o estilo onde predomina-se o branco, às vezes desgastado, madeira, tons pálidos e suaves, com estampas florais ou toile de jouy (desenhos de cenas rurais e cotidianas) e boiseries (apliques em madeira nas paredes)”, conta a especialista.

Ela ainda aponta que a rusticidade deste estilo é aliada ao conforto e acolhimento. “Para compor com outros estilos, o ideal é que eles não briguem entre si. Mantenha uma base neutra e opte por outros móveis com linhas mais retas”, aconselha.

mesa provençal

Flickr/French Finds

Ambientes provençais

Não importa se você optar pela sala, cozinha, quarto ou varanda: o estilo provençal combina com todos os ambientes. “Principalmente cozinhas ou salas de almoço ficam bem charmosas com a mesa neste estilo”, diz a arquiteta.

Cores das mesas provençais

Quando pensamos no provençal, logo associamos às mesas com tonalidades brancas ou de marrom/bege. No entanto, de acordo com a especialista, as regras não são rígidas. “Hoje está muito em alta na decoração laquear móveis antigos, inclusive provençais, em cores vibrantes. Fica interessante, mas rompe-se com a ideia inicial rural francesa”, alerta.

E para deixá-las ainda mais charmosas, uma boa opção é utilizar “toalhas e guardanapos em tecidos estampados, tons suaves, muitas flores (a região de Provence, na França, é cercada por campos de lavanda), porcelanas… nada muito sofisticado, pois a elegância deste estilo está no seu aspecto rústico”, finaliza Christiane.

mesa provençal

Foto: Shutterstock Images

Consultoria

Christiane Roy – Arquiteta
Site: www.christianeroy.com.br

Mais lidas