Lindos jardins em pequenos espaços

Avalie

Há quem sonhe em ter em casa um lindo jardim, mas acha que só pode realizar o desejo em um imóvel maior, com um grande quintal. Pura ilusão! Hoje é possível montar espaços verdes lindíssimos em ambientes cada vez menores e mais, com orçamentos reduzidos. É a criatividade de profissionais e a adaptação de projetos para a modernidade, onde as casas estão cada vez mais apertadas e grandes quintais estão cada vez mais escassos. Traga o jardim dos seus sonhos para dentro do seu lar!

Jardins e hortaliças na varanda

O projeto de paisagismo transformou a varanda, de 35 m2, antes vazia e sem vida no décimo sétimo andar do prédio, no espaço mais visitado desse apartamento, nos Jardins, em São Paulo e deu também um charme todo especial ao espaço gourmet. Foi o desejo da família, um casal jovem com uma filha de 4 aninhos que adorou as plantinhas.

Aprenda a fazer na sua casa também

Na varanda foi feito um painel vertical com sistema de irrigação. As orquídeas chuva de ouro e as columéias foram escolhidas por ser plantas mais adequadas ao ambiente. Além da estética, a arquiteta e paisagista, Juliana Yoshikuma, quis explorar o aroma para trazer ainda mais aconchego, por isso, foram escolhidas floreiras com jabuticabeira, jasmim, clusia e lavanda.

Mesmo no espaço gourmet, com apenas 5 m2, foi possível explorar o paisagismo. Foram usadas floreiras pequenas de aço galvanizado com hortaliças que, além de decorar, servem também como tempero! Com o alecrim, o manjericão e a hortelã, os pratos vão ficar ainda mais deliciosos e caprichados!

Na parede da varanda, que estava inutilizada, foi feito um painel vertical, ao lado foi usado um vaso vietnamita rústico estilo oldstone, com uma linda jabuticabeira.

Aproveitamento de espaço

Além do jardim vertical, a disposição dos vasos em locais definidos foi pensada para não atrapalhar a passagem. O vaso da jabuticabeira no canto, ao lado do painel verde, a floreira e os outros vasos na frente do sofá onde tem as janelas de vidro ajudaram a aproveitar o espaço.

Quais plantas usar?

Escolher o material adequado para o ambiente interno é o primeiro passo para montar o seu jardim. Juliana dá algumas dicas importantes e opções variadas, é só escolher!

As plantas mais indicadas são as plantas de meia sombra, como a clusia fluminsensis; pleomeles variadas, como a verde; palmeira chamedória; samambaias variadas; avencas; renda portuguesa; jasmim; filodendros variados; bromélias; orquídeas e, em alguns casos, quando o local tiver maior incidência de sol, podemos usar também frutíferas como jabuticabeiras e romãs.

Abuse também dos temperos ou hortaliças, seguem algumas sugestões: manjericão, manjerona, alecrim, sálvia, cebolinha, hortelã, morango, podemos usá-los até como forração de vasos.

Onde colocar?

A paisagista prefere os vasos vietnamitas e chineses, mas são bem-vindos também os mais simples de cerâmica terracota ou os chamados de “barro” que tem um preço ótimo, são simples e lindos! Outras opções apontadas pela profissional são as tinas de madeira que dão um efeito mais rústico ao ambiente.

As latinhas coloridas são supercharmosas e indicadas para quem quer um ambiente mais alegre. Cachepots de madeira também são bem charmosos e tem a facilidade de poder ser feito sob medida.

Mas lembre-se, se vaso não tiver o furo embaixo, para evitar encharcamento, é preciso colocar o próprio vasinho de plástico da planta dentro desses recipientes, pois a água precisa escorrer para algum lugar. O ideal é ter sempre o furo no vaso para que seja possível plantar direto e usar o prato para proteger pisos, mesas e bancadas. Mas não se esqueça da dengue, colocar terra e sempre ficar atento para não deixar água parada, é imprescindível!

Dicas

As floreiras são bem usadas em diversos ambientes para decorar ou tampar aquela vista indesejada, “usamos de cimento, madeira ou aço galvanizado”, explica Juliana.

Para simplificar, a paisagista orienta que se informar com um profissional é fundamental para não cometer erros e gastar mais do que o orçamento permite para seu jardim.

O custo total do projeto foi de 11 mil reais. .

Consultoria

Juliana Yoshikuma
Tel 11 7739-7685

Texto:  Thaís Luquesi/Colaboradora

Mais lidas