Lavanderia arrumada em 9 passos

Avalie

Quase sempre a lavanderia é o menor e mais esquecido cantinho da casa. Mas nem por isso temos que descuidar dela, não é mesmo? A jornalista e personal organizer Rebeca Gambassi explica como manter a lavanderia arrumada e limpa. Além disso, ela dá ótimas dicas para ser ecologicamente correto como usar caixas de sapato e reutilizar a água da máquina de lavar.

Confira:

 

Lavanderia arrumada em 9 passos

(Foto: Divulgação/Elfa)

1- Organização frequente
Para manter o espaço em ordem é preciso realizar faxinas constantes. Eliminar o que não é mais usado. Se livrar dos acúmulos não é coisa para se fazer só uma vez por ano em nenhum ambiente e, com a lavanderia, não é diferente. Em vez de só fazer faxina no fim de ano, tente organizar a sua lavanderia a cada três meses. Assim você consegue manter o ambiente limpo e organizado sempre.

2- Junte
Objetos que são usados para a mesma função como, por exemplo, vassouras, devem ser colocados no mesmo lugar.

3- Aproveite o espaço
Você não precisa ter um espaço enorme para conseguir manter tudo arrumado. Qualquer espaço pode ficar organizado desde que bem aproveitado com algumas soluções simples.

4- Use estantes
Elas são as melhores amigas na hora da organização. Segundo Rebeca, elas podem servir para guardar diversos utensílios desde o aspirador de pó aos produtos de limpeza. “Elas podem ser montadas em casa e são fáceis de encontrar no supermercado, algumas feitas de TNT, papelão e velcro suportam até 8kg e são dobráveis e muito uteis”, afirma.

5- Economize água
Com os problemas de abastecimento de água que tem acontecido em várias partes do Brasil, reaproveitamento virou palavra de ordem. Uma dica legal é usar a água que escorre da máquina de lavar roupas para lavar a calçada ou para lavar panos de limpeza, que não necessitam de tantos cuidados. Assim você economiza água e ajuda o meio ambiente.

Lavanderia arrumada em 9 passos

(Foto: Divulgação)

6- Pendurador de vassouras
O pendurador de vassouras é um aliado fantástico para manter uma lavanderia organizada. Eles podem ser encontrados em qualquer supermercado e tem duas opções de fixação, podem ser parafusados ou colados com uma fita adesiva. “A vantagem de se colar é que não estraga a parede, ideal para casas alugadas”.

7- Separação
Uma dica fundamental é separar por função, por exemplo, os produtos de limpeza. Coloque os de roupa em um lugar, os para limpeza da casa em outro, os das louças em outro. Caso você tenha o costume de guardar tudo na lavanderia, isso facilita na hora de encontrar o produto adequado para cada função.

8- Não lote
Para conseguir manter a sua lavanderia sempre organizada, uma dica é não lotar de coisas, principalmente roupas e lixo. O acúmulo de objetos faz juntar sujeira e insetos. É comum essa imprudência trazer a temida aranha marrom, por isso atenção para esse item.

9- Mais caixas
Colocar tudo em caixas separadas também ajuda muito na organização. Tente sempre arrumá-las de um jeito prático. Outra dica são caixas organizadoras. “Elas são encontradas em papelarias ou lojas de departamentos, mas uma solução mais barata e ecologicamente correta é usar caixas de sapatos ou de camisas. Além de você reaproveitar, você não acumula lixo no meio ambiente”, conta.

(Texto: Jussara Tech)

Mais lidas