Jardins pequenos para casas e apartamentos

Avalie

Não é necessário ter um quintal grande ou muito espaço para cultivar um jardim. Em pequenos cantinhos, ou até mesmo separados por vasos, você consegue manter um pequeno jardim e deixar a decoração mais charmosa. Segundo a personal organizer Simone Serrano, a criatividade é fator essencial para criar ambientes interessantes em pequenos espaços, cada vez mais valorizados nos dias de hoje. Veja dicas da especialista e saiba como montar seu pequeno jardim em casa:

Montando um jardim criativo

Simone conta que incrementar a decoração agregando um pouco de verde, traz para dentro de casa o aconchego e harmonia que o contato com a natureza nos proporciona. “Um cantinho da casa com pouco uso, uma varanda, um móvel ou mesmo uma janela pode vir a se transformar num espaço verde bem interessante. Agrupar alguns vasos, com tamanhos e formatos diferenciados, contendo espécies, cores, flores e folhas diversas, é a forma mais simples e prática para montar um jardim”, afirma.

Jardins pequenos dentro de casa

Foto: Flickr/Stacie

Basta escolher a planta que lhe agrada, adequada às condições de luz e ventilação do espaço, improvisar um vaso interessante, reuni-las num mesmo espaço, e já é possível montar um jardim em casa. “Se falta espaço no chão, aproveitar as paredes e teto é outra boa opção: pendurar em painéis, treliças ou mesmo correntes presas ao teto, criarão um efeito visual como se estivessem ‘flutuando'”, acrescenta a personal organizer.

+ Jardins suspensos na decoração

Montando seu jardim em apês pequenos

Se você mora em apartamento, também é possível manter um lindo jardim. Simone explica que são muitas as possibilidades e ferramentas para criar um jardim em pouco espaço, mas para começar, é preciso planejamento: avaliar o local apropriado, considerando a iluminação e ventilação disponíveis, o tempo para dedicar-se aos cuidados com as plantas, o investimento e outros detalhes. Veja as dicas da profissional:

Vasos: flores como orquídeas e hortências, folhagens de pequeno porte são ótimas em pequenos espaços, além de criarem um jogo de cores, formatos e texturas. Até a janela da cozinha pode se tornar um jardim recebendo vasinhos com as ervas (hortelã, manjericao, salsinha, cebolinha) que terão ainda sua utilidade.

Jardim vertical: escolha uma parede com boa iluminação e ventilação e instale painéis de madeira, de fibras, treliça ou improvise apoios com materiais improvisados, como caixotes de madeira, e já tem a estrutura do jardim vertical. Só é preciso avaliar bem a forma de drenagem da água das regas.

Jardins pequenos dentro de casa

Foto: Flickr/Toban B.

Varandas: uma pequena varanda pode se transformar em um lindo jardim. Misturar elementos e texturas – madeira, pedras e fibras naturais – com folhagens e flores, agregando móveis e acessórios, tornamos a mais simples varanda em um local aconchegante e de relaxamento.

Plantas práticas para quem tem pouco tempo

Se você quer um jardim lindo e bem cuidado, mas falta tempo para se dedicar melhor a essa tarefa, a personal organizer recomenda plantas de pequeno e médio porte para pequenos jardins, até para o equilíbrio visual.

“As plantas de pequeno e médio porte são as mais recomendadas para pequenos jardins, até para equilíbrio visual. As suculentas são espécies resistentes, não precisam de muitos cuidados e mantêm sua irrigação por mais tempo, mas devem ser colocadas em vasos com boa drenagem, pois o acúmulo de água também causa o apodrecimento das folhas da base”, afirma Simone.

Hortaliças e ervas também são fáceis de cultivar. Plantadas em floreiras, vasos ou tinas, precisam estar em área que receba, pelo menos, de 3 a 4 horas de sol por dia. Além dos aromas que exalam, darão um toque diferenciado nas criações gastronômicas.

Jardins pequenos dentro de casa

Foto: Flickr/noricum

“Mesmo as plantas de pouca manutenção precisam de adubação e cuidados regulares para que não percam nutrientes e continuem sempre bonitas. Não adianta criar um jardim se não puder cuidar dele com carinho e atenção”, afirma Simone.

Detalhes de decoração

Além da beleza natural das plantas e flores, é possível utilizar objetos decorativos para manter seu jardim ainda mais bonito. “O uso de outros acessórios e itens de decoração associados à plantas e flores fazem toda a diferença no resultado final. Materiais versáteis, fáceis de encontrar e de baixo custo agregam beleza e charme ao jardim”, conta a especialista.

Sugestões:

+Madeiras: multifuncionais, permitem várias criações e usos como, apoio para jardins verticais, treliças, bancadas, caixotes, prateleiras e decks para composição de lindos jardins.

+Fontes de água: o barulho contagiante da água corrente proporciona tranquilidade e harmonia ao ambiente, e relaxamento para quem está por perto, além de refrescar e umidificar o ar em dias mais quentes.

+Pedras e seixos: em vasos, dão o toque final na decoração e ajudam na drenagem da água. No chão, criam desenhos e composições super charmosas quando combinadas com decks ou outros materiais.

+Palha/fibras: em varandas, podem ser usadas para forração de paredes ou sacadas, dando um ar oriental à composição.

+Iluminação: uma luminária ou lanterna charmosa, disposta em mesa, no chão ou pendurada, direcionada às plantas e seus acessórios, criam uma atmosfera calma e envolvente.

Jardins pequenos dentro de casa

Foto: Flickr/FarOutFlora

Dica da especialista

Se você tem muitas dúvidas sobre o assunto, a personal organizer dá a dica: use e abuse da criatividade.

“Não importa a quantidade de espaço que você dispõe: sabendo utilizar os recursos certos, é possível criar um jardim em qualquer ambiente, desde que você tenha vontade e dedicação. Muitos materiais que se tornariam sucata podem se transformar em vasos ou itens decorativos para criar um jardim charmoso e barato. Aquela lata de achocolatado se transforma em um vaso suspenso, bastando prender arames ou correntes para pendurá-la; caixotes de madeira viram prateleiras, xícaras e bules também servem como lindos e charmosos vasinhos, para plantas de menor porte ou suculentas; aquela escada de pintura também funciona como prateleira, com um toque de irreverência e modernidade. Não é preciso muito dinheiro para compor um espaço bacana em casa, basta um olhar diferenciado para os materiais que estão à nossa frente, no dia a dia, e enxergá-los com uma nova função. Essa diversificação de materiais, cores e formatos criará um espaço com personalidade, diferenciado e exclusivo”, finaliza.

Consultoria
Simone Serrano | Personal Organizer
(11) 99256-5900 (Claro)
(11) 99595-8737 (Vivo)
www.organizzarte.com.br
contato@organizzarte.com.br

Mais lidas