Jardim dentro e fora de casa

Jardim dentro e fora de casa
Avaliação 1 - Votos 1

Um cantinho para relaxar, refletir, ler ou, simplesmente, para embelezar a casa… São diversos os motivos para se construir um pequeno jardim. E a falta de espaço não pode ser uma desculpa, seja para projetos dentro ou fora de casa.

Projeto 1: Eduardo Luppi, São Paulo – SP

Jardim dentro e fora de casa

Foto: Eduardo Luppi

Esse projeto incrível do paisagista Eduardo Luppi foi criado para uma advogada aposentada que queria um espaço para relaxar, ler, ouvir o barulho da água e apreciar a beleza das flores. “Em jardins com água, os aguapés são uma ótima opção, pois florescem sempre e conferem às fontes maior beleza”, revela o paisagista.

+Leia também: terraço com jardim – ambiente bem aproveitado

Ajuda profissional

Neste projeto, a parte mais trabalhosa foi cuidar da drenagem da água, que acabava alagando o jardim. “Após a drenagem, o espaço passou a ter uma condição perfeita para a vida das plantas”, conta Eduardo.

Na tentativa de economizar, muita gente tenta planejar o próprio jardim por conta própria e acaba gastando muito mais do que deveria. Para Luppi, chamar um paisagista é, muitas vezes, mais econômico do que tentar acertar e
ter que substituir espécies vegetais com frequência.

Jardim dentro e fora de casa

Foto: Eduardo Luppi

Eduardo explica que espécies como as alpinias florescem sempre e não precisam ser trocadas, diminuindo a preocupação.

Flores como petúnias ou orquídeas precisam ser substituídas regularmente.

+Leia também: móveis para decorar o jardim

Projeto 2: Marina Vidal, Franca – SP

Jardim dentro e fora de casa

Foto: Marina Vidal

Esse jardim interno foi planejado para dar cara nova a uma área de iluminação que possuía apenas piso frio, sem nenhuma terra. Pedriscos pelo chão e o uso de vasos e bacias, tanto no chão quanto nas paredes garantiram a beleza e o equilíbrio do jardim, que é lindo e dá menos trabalho do que um jardim com terra. “Esse é um tipo de jardim curinga, que pode ser completado por uma mesa pequena e duas cadeiras, dando um uso prático ao local, além do visual”, explica Marina.

Dica: antúrios multicoloridos e columéias – que possuem flores vermelhas – são perfeitas para atrair beija-flores.
Texto: Tadeu de Oliveira/Colaborador

Mais lidas