Itens básicos para montar um enxoval

Avalie

Montar o enxoval é uma tarefa essencial para as noivas. O ideal é separar toalhas, roupas de cama e outros itens necessários para começar a dividir o teto com o futuro companheiro. Para te ajudar a não esquecer nenhum detalhe importante, conversamos com a consultora de estilo Eliane de Rezende Brechtbüll​​, que deu algumas dicas para quem não sabe nem por onde começar. Veja!

Flavio Pinto/Colaborador

Flavio Pinto/Colaborador

Lista básica para montar seu check list e ir às compras

Cama e banho

3 jogos de lençóis;
2 lençóis de baixo avulsos com elástico;
2 travesseiros;
2 edredons;
2 capas de edredom;
1 colcha em matelasse;
1 colcha em piquet;
1 colcha estampada decorativa;
1 cobertor ou manta ideais para o inverno;
1 protetor de colchão;
2 protetores de travesseiros;
2 jogos de banho (5 peças);
2 toalhas de banho gigantes avulsas;
2 toalhas de rosto avulsas;
2 roupões;
4 toalhas de lavabo;
1 tapete de banheiro.

Mesa

3 toalhas de mesa para uso diário;
4 jogos americanos com guardanapos;
1 toalha de mesa sofisticada com guardanapos para ocasiões especiais.

Hóspedes

2 jogos de lençóis (incluindo jogos de solteiro);
1 edredom;
2 travesseiros;
2 colchas de matelasse;
1 protetor de colchão;
2 toalhas de banho;
2 toalhas de rosto;
1 piso de banho.

Dicas para montar o enxoval

A consultora de estilo aconselha a noiva a escolher um mix de produtos que combinem cores e texturas, conforto, praticidade na manutenção e peças que combinem com seu jeito e do seu noivo. “Anote com precisão as medidas dos colchões que podem variar bastante principalmente na altura. Escute os palpites da sogra, amigas e mãe, mas pondere o que é melhor para você e seu estilo de vida”, diz.

O importante é montar seu enxoval aos poucos, nos meses que antecedem o casamento. Dica: não exagere nas compras! “Lembre-se de que você pode ganhar diversos itens de presente e terá a vida toda para usá-los e até enjoar deles; portanto o legal é comprar aos poucos”, conta Eliane.

As toalhas devem combinar com o estilo do banheiro. “Os clássicos ficam bem com modelos lisos, que tenham apenas pequenos detalhes”, aponta a especialista. Ela ainda afirma que no quarto, as capas de edredom são superpráticas. “São alternativas modernas e laváveis, que trocam a roupa da sua cama e o visual da casa toda vez que você quiser”, completa.

“Pode usar floral no edredom em uma semana e combiná-lo, em outro dia, com lençóis lisos, ou até misturar flores, listras e bolas. Escolha o que mais combina com a sua personalidade”, finaliza a especialista.

Consultoria
Eliane de Rezende da e.pia Consultoria de Estilo

Mais lidas