Invista no branco para ampliar o ambiente

Avalie

O branco é uma cor clean, versátil e, muitas vezes, pode deixar o ambiente com cara de novo. Se você tem vontade de apostar nos móveis brancos, confira dicas da arquiteta Letícia Pires e inspire-se no projeto da arquiteta Faten Soueid.

Invista nos detalhes

Para quem tem o quarto totalmente branco, Letícia aconselha a usar cores fortes nos detalhes, principalmente as cores primárias, que alegram o ambiente. “Mas deve-se tomar o cuidado com algumas cores, como o vermelho e o amarelo, cores quentes, que são estimulantes e se usadas em grande quantidade podem interferir na qualidade do sono”, diz a arquiteta.

Ela afirma que o azul é uma ótima opção, por ser uma cor fria e de propriedades calmantes. “Porém, se não quiser que o quarto tenha o estilo marinheiro, não deve-se usar o tradicional listrado branco e azul, que remete diretamente a esse estilo”, aponta.

Exemplo de quarto de bebê com móveis brancos. Foto e ambiente: Kleiner Schein

Exemplo de quarto de bebê com móveis brancos. Foto e ambiente: Kleiner Schein

Vantagens e desvantagens do branco

O branco, apesar de ser uma cor muito desejada, pode se transformar em um problema, já que a tendência dos tecidos é amarelar com o tempo de uso. Os móveis brancos também podem ser difíceis de limpar, já que a sujeira é bem mais aparente. Contudo, com um quarto totalmente branco, existe a possibilidade de mudar a “cara” do ambiente, alterando os acessórios e objetos de decoração.

Dicas para ampliar o ambiente

“Para quem pretende ampliar o ambiente, o ideal é usar cores claras. Agora, se o quarto for estreito, por exemplo, podemos equilibrar as proporções, usando dois tons de tinta, uma mais escura e outra mais clara. Assim, aplicamos nas paredes paralelas o mesmo tom, ou seja, duas paredes paralelas mais escuras e as outras duas mais claras. Dessa forma, conseguimos fazer com que o ambiente pareça menos estreito e damos a sensação de um espaço mais homogêneo em suas proporções”, explica Letícia.

Móveis brancos também ajudam a ampliar os ambientes e, para potencializar esse efeito ampliador do branco, é possível investir numa iluminação de destaque, que direcione luz extra para os pontos que se quer destacar.

Transformando o ambiente colorido 

Se você tem um quarto muito colorido, mas deseja transformá-lo, uma boa dica é usar madeira lisa de cor clara, marfim ou outro tom parecido nos móveis. Você também pode reformar um móvel antigo, pintando-o com cores mais claras. Outra dica é usar o branco nos tecidos da roupa de cama e nos objetos decorativos.

quarto branco

Thinkstock/Getty Images

“Móveis brancos combinam com qualquer cor de parede, podem ser usados sem medo, inclusive, com paredes brancas. Porém, nesse caso, deve-se tomar o cuidado para não ficar tudo monótono e sem graça. Sugiro o uso de almofadas coloridas, adornos e quadros com molduras brancas, porém com motivos alegres e coloridos”, afirma a arquiteta.

Projeto

Faten Soueid

Faten Soueid

Neste projeto localizado em uma fazenda do interior de São Paulo, a arquiteta e designer de interiores Faten Soueid optou por unir dois estilos, unindo o contemporâneo e o rústico. Para dar um toque provençal ao quarto do casal, foi instalada uma cabeceira na cama. Nas laterais dois criados mudos, ambos pintados com laca branca, remetem aos móveis franceses.

Ao pé da cama, um baú de madeira de demolição é usado para guardar objetos, além de cobertores e lençóis. Os lençóis em rosa floral remetem ao estilo que virou sinônimo de elegância. Neste projeto, a ideia era usar somente uma peça, como todo mobiliário em provençal, porém agradou tanto a proprietária, que foi utilizado como base em todo o projeto.

Consultoria

Letícia Pires – arquiteta

Faten Soueid – Faten Kamel Soueid é arquiteta e pós-graduada em Design de Interiores pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Mais lidas