Iluminação externa da casa

Avalie

Projetos de iluminação são muito importantes para os ambientes transmitirem a sensação de conforto e aconchego. Com as lâmpadas corretas e os locais mais apropriados, sua área externa pode ficar bem mais acolhedora e perfeita para receber visitas. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conversamos com a arquiteta e designer de interiores Lilian Fajardo.

Primeiros passos

Segundo Lilian, antes de mais nada, é importante contratar um profissional especializado. “É imprescindível contratar um arquiteto para elaborar o projeto arquitetônico e o projeto luminotécnico, de forma que sejam compatíveis. A decoração residencial ou comercial é realçada pela luz”, explica.

+Leia também: dicas para economizar a energia e diminuir a conta de luz

quintal iluminado

Foto: Edson Brow

Hora de iluminar!

A arquiteta ainda afirma que a iluminação natural é, na maioria dos casos, a melhor alternativa. “A iluminação natural ainda é a melhor opção, sempre que possível, visando a economia. Já a escolha da lâmpada depende do ambiente e das atividades que serão realizadas no espaço”, revela.

Uma boa dica de economia é utilizar lâmpadas de LED. “A substituição das lâmpadas tradicionais pelas lâmpadas de LED é uma forte tendência, tanto pela economia quanto pela durabilidade”, explica Lilian.

quintal iluminado

Foto: Edson Brow

Iluminação direta vs indireta

É muito comum ter dúvidas em relação ao tipo de iluminação. A luz deve ser direta ou indireta? Quais as diferenças entre elas? A arquiteta explica que “a iluminação direta é quando a luz incide diretamente na superfície, ou seja, é mais utilizada em área de trabalho ou quando a intenção é destacar um elemento”.

Já a iluminação indireta, “é quando a luz incide na superfície e depois é refletida, isto é, o efeito é difuso, de forma que o ambiente fica acolhedor”, completa.

A melhor opção na área externa é “conciliar a iluminação direta e indireta, de acordo com cada finalidade”.

+Leia também: como deixar a casa mais iluminada

Importância da iluminação externa

A iluminação da área externa deve ser pensada com cuidado, já que, segundo a designer de interiores, “demarca os caminhos, realça a vegetação e, principalmente, proporciona segurança”.

Outra dica é utilizar o sensor de presença em locais estratégicos. “É sempre bom ter iluminação na fachada da casa, geralmente com sensor de presença”, pontua a especialista.

quintal iluminado

Foto: Adriane Xavier

Dicas importantes

Para fazer a iluminação correta no quintal, varanda ou na área da piscina, anote as dicas da especialista:

– “Em grandes áreas verdes descobertas, os postes decorados são bem vindos, com altura mínima de 1,80m para não ofuscar a vista das pessoas.
Já os postes baixos, utilizados para iluminar o caminho, devem ter altura máxima de 1,10m. Para isso, é preciso prever a fiação elétrica”.

– “A iluminação uplighting ilumina a vegetação de baixo para cima e a iluminação front lighting é ideal para valorizar paredes e fachadas. O tom âmbar é o mais elegante”.

– “A piscina pode ser iluminada com fibra ótica e a quadra esportiva com lâmpada de vapor metálico”.

– “Em apartamentos de cobertura, onde a maior parte da área é descoberta, utilizamos balizadores nos muros, geralmente com lâmpadas halopin, ou refletores na platibanda, com lâmpadas PAR 30. Os balizadores e refletores precisam ser blindados por estarem sujeitos às intempéries da natureza”.

+Leia também: luminárias lindas e originais para decorar sua casa

– “Nas paredes, uma dica charmosa são as arandelas, com modelos variados para todos os estilos. As arandelas podem jogar a luz para cima, para baixo ou nos dois sentidos, dependendo da intenção do arquiteto”.

– “Nas jardineiras são usuais os fincos com lâmpadas PAR 20 para valorizar a vegetação”.

– “No espaço gourmet é interessante usar o trilho para a luz geral e algumas lâmpadas focadas, criando uma ou outra cena intimista. Sobre a mesa ou bancada, os pendentes são boas escolhas”.

– “E, pra finalizar, a automação é a grande aliada no planejamento da iluminação de um espaço!”

quintal iluminado

Foto: Edson Brow

Consultoria

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.
Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira às 18:00h e às 22:00h na BHNews TV – canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site bhnews.tv.br, em tempo real.
lfajardo.arq@gmail.com
www.lilianfajardo.blogspot.com.br

Mais lidas