Flores específicas para colocar dentro de casa

Flores específicas para colocar dentro de casa
Avaliação 1.5 - Votos 2
Bromélia roxa

Bromélia roxa. Foto: Flickr/Elias Rovielo

Flores dentro de casa é tudo de bom, não é mesmo? Além de deixarem os ambientes mais charmosos, seus cheiros deliciosos ainda tomam conta da casa. No entanto, é preciso ter certeza de quais flores são as melhores para serem usadas do lado de dentro da casa, para não correr o risco de brocharem rapidamente. Confira as dicas da arquiteta e paisagista Mariana Paula Souza e veja como cultivar lindos arranjos.

Espécies que sobrevivem dentro de casa

São poucas as flores que conseguem sobreviver muito tempo em ambientes fechados. Segundo a arquiteta, entre as opções plantadas que conseguimos manter estão a Bromélia e o Lírio da paz. “Geralmente para espaços fechados, optamos por plantas mais verdes, folhas e troncos, como a Ráfia e a Espada-de-São-Jorge“, aconselha.

Ela ainda aponta que, para que as plantas sobrevivam bem, é preciso manter a terra sempre bem adubada. “Também é importante tomar cuidado com a quantidade de água, para que não sequem ou apodreçam, caso molhadas demais”, diz.

A iluminação também é fundamental: as flores devem receber um pouco de sol diariamente. “Elas dependem ainda do lugar em que estão plantadas, mas saiba que uma flor plantada em um ambiente fechado geralmente sobrevive pouco, por cerca de um ano. Não se esqueça de limpar as folhas com água regularmente para que ela não acumule pó”, aponta Mariana.

Melhores flores para decoração da casa

Não sabe quais flores são as mais indicadas para decorar a casa? Mariana aponta que tudo depende se as flores forem plantadas ou colocadas em vasos. “Bromélias ficam lindas e podem ser plantadas, como já foi dito. Entre as colocadas em vasos, orquídeas, por exemplo, deixam o ambiente bonito e sofisticado. Arranjos com gipsófila (o mosquitinho) ficam lindos e delicados. Não há uma regra na hora de usar as flores. É preciso estar atento a todo o ambiente, escolher bem as flores da mesma forma que se escolhe um artigo de decoração. O ideal é buscar sempre a harmonia”, afirma.

Flor mosquitinho

Mosquitinho. Foto: Flickr/Fabrício Marcon

Lírio da paz

Lírio da paz. Foto: Flickr/Mauricio Mercadante

Plantas que não podem ficar do lado de dentro

Existem algumas plantas que não combinam com ambientes internos, apesar de ficarem lindas. “O bambu mosso, por exemplo, fica muito bonito em ambientes internos, mas não vive bem dentro de casa. Algumas plantas precisam muito da claridade”, pontua a arquiteta.

Locais para colocar as flores

As flores devem ficar sempre perto da janela? Podem ser colocadas em qualquer ambiente da casa? Segundo a especialista, elas podem ser colocadas no lugar que mais agradar, “mas não podemos nos esquecer dos cuidados para que ela dure mais”.

Para flores plantadas, o ideal é utilizar vasos cerâmicos. “Acima de tudo, é fundamental ter um bom sistema de drenagem. Na hora de colocar a planta em um vaso que irá ficar dentro de casa, é importante fazer todo o sistema da forma certa para que a raiz não seja encharcada”, explica Mariana.

Consultoria
Mariana Paula Souza, arquiteta

Mais lidas