Dicas para resolver pequenos problemas na cozinha

Avalie

1. Iluminação perfeita

Minha cozinha tem luz demais, posso colocar insulfilmtm na janela?
Embora seja uma boa solução para barrar o sol, o insulfilmTM não tem um bom apelo estético na cozinha. As cortinas de alumínio com lâminas estreitas são bastante práticas, mas a melhor solução são as cortinas rolôs, com tela solar de PVC, que barram parte do sol e permitem a passagem da iluminação adequada para as atividades do dia a dia. A limpeza das cortinas de PVC é bastante simples, e pode ser feita com esponja umedecida e detergente neutro.

2. Sem ferrugem

Como limpar banquetas de inox sem que elas enferrujem com o tempo?
Os melhores produtos para conservar o aço inox são água, sabão, detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia, diluídos em água morna e aplicados com pano ou esponja de náilon, usando sempre o lado mais macio. Depois, basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna e secar com um pano macio. A secagem é importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície.

3. Piso ideal

vidro quebrado

Thinkstock/Getty Images

Qual é o piso mais apropriado para cozinhas?
Os pisos mais indicados para cozinhas e demais áreas molhadas são os cerâmicos (incluindo porcelanatos) e os granitos, porque suas superfícies permitem o uso de produtos para limpeza pesada (retirar respingos de gordura). Evite os mármores, porque são pedras muito duras, que não permitem o uso de produtos tão fortes, e os granitos mais claros, que podem amarelar com o uso de produtos abrasivos.

4. Geladeira limpa

Qual o melhor jeito de limpar a geladeira por dentro?
O ideal é retirar todos os alimentos e realizar o descongelamento total. Faça uma solução com 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Lave tudo muito bem com esta solução e deixe a porta da geladeira aberta por uma ou duas horas para que o cheiro desapareça completamente. Cuidado, desinfetantes ou outros produtos abrasivos com fortes odores podem modificar o sabor dos alimentos.

5. Mantenha a cozinha fresca

Minha cozinha esquenta demais quando ligo o forno, o que fazer?
Alguns projetos de novos apartamentos não priorizam a ventilação e exigem a colocação de diversos equipamentos na cozinha. Em pequenas dimensões, eles acabam por superaquecer o ambiente, criando desconforto ao usar fogões ou mesmo fornos. Para os fornos, o ideal é ter um espaço extra ao redor dele para as trocas de calor. Alguns modelos elétricos já têm vidros triplos, que podem reduzir consideravelmente a propagação de calor.

6. Lugar do forno

O micro-ondas pode ficar sobre a geladeira?
Para o bom desempenho dos eletrodomésticos recomenda-se o distanciamento entre o calor e o frio. É só notar que, na maioria dos casos, o fogão está em uma extremidade e o refrigerador em outra, separados pela pedra de granito da pia. No caso, se a geladeira for baixa e não houver mesmo como dispor o micro-ondas em outro lugar, o ideal é criar uma torre colocando a geladeira no chão e o micro-ondas acima desta, separados por armários.

7. Super na moda

Azulejar toda a cozinha está fora de moda? Por quê?
Não, porém, quanto menos rejunte houver, mais possibilidades de brincar com o ambiente serão possíveis. Se você utiliza muito a cozinha, abuse dos revestimentos cerâmicos, já que há modelos muito variados no mercado. Agora, se os espaços é pouco frequentado, opte por novos itens de decoração e faça do novo décor um motivo a mais para você visitar este espaço.

8. Vidros limpos

Como deixar os vidros mais limpos?
Além dos tradicionais limpadores de vidro, que são vendidos em supermercados, há alternativas como passar jornal com álcool nas janelas e portas de vidro. Outra opção é substituir o vidro de “cristal brilhante” (mais comum nas cozinhas) pelo de “acidato fosco”, que evita as marcas de dedos. Evite também colocar o material atrás da coifa ou perto da área de vapor, que embaça e suja os vidros.

9. Acerte o tamanho

Como guardar utensílios grandes demais?
O bom projeto de mobiliário para a cozinha deve priorizar todos os itens utilizados no dia a dia. Caso os móveis não sejam planejados, os utensílios grandes demais serão um problema na hora de organizar gavetas e armários. Tampas e outros itens, como panelas, podem ser organizados com a ajuda de divisórias diferenciadas acopladas em gavetas localizadas, em geral, abaixo da pia. Mas, se não houver gavetas adequadas, melhor tentar colocá-los de forma divertida na decoração da cozinha, em prateleiras ou outros nichos nas paredes.

10. Armários novos

Como evitar o mau cheiro nos armários?
Se o cheiro for de mofo, uma receita ótima é colocar sal grosso em copinhos e espalhar pelas prateleiras, trocando na medida em que o sal vira água. A solução é um atenuante bastante econômico, porém, é importante fazer a limpeza regular do interior dos móveis com água sanitária para combater possíveis fungos que proliferaram no interior dos móveis.

11. Casa cheirosa

Como eliminar o cheiro do preparo dos alimentos da casa?
As dicas para eliminar os odores de preparo de alimentos, bem como cheiros indesejáveis em armários são, em geral, caseiras. Para odores na casa, vale torrar paus de canela, cujo cheiro forte ajuda (e muito) a eliminar o mau cheiro da cozinha. Outra técnica infalível e bastante praticada no estado de Minas Gerais é espalhar pela cozinha ou dentro dos armários café torrado na hora.

geladeira inox

Thinkstock/Getty Images

12. Fuja das marquinhas

Como manter a geladeira de inox sem marcas de dedos?
Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Com uma limpeza adequada e rotineira, é possível manter inalteradas as características originais, preservando sua resistência à corrosão, aparência e higiene. Para manchas de dedos, remova-as com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico (encontrado em farmácias de manipulação) ou solvente orgânico (éter, benzina).

13. Refeições tranquilas

Como evitar formigas e mosquitos?
Duas boas soluções incluem ter um lixo embutido dentro do armário ou um triturador. Desta forma, evita-se o acúmulo de dejetos. Além da tradicional dedetização, uma opção caseira é espalhar pela cozinha potinhos destampados com café, que espantam as formigas do ambiente.

14. Limpeza fácil

Qual material usado na cozinha é mais indicado para facilitar a limpeza?
O material mais indicado são as fórmicas, pois são lâminas plásticas não porosas. Assim, não absorvem sujeira e são fáceis de limpar.

 

Texto Milene Spinelli

 

Mais lidas