Dicas para organizar um chá-bar ou chá de panelas

Avalie

Para organizar um chá-bar ou chá de panelas é necessário, em primeiro lugar, organização. Antes de reunir os parentes e amigos em uma festinha divertida, é importante tomar algumas precauções e listar tudo o que deve ser feito com antecedência. Para te ajudar nessa tarefa, Casa Linda conversou com a diretora de marketing do Rica Festa, Elis Rinaldi, e com a cerimonialista Rosinha Talayer. Confira:

Organização e planejamento

Como em qualquer evento, é necessário em primeiro lugar fazer um planejamento e se organizar em relação às datas e ao buffet. “O planejamento deve começar com pelo menos um mês de antecedência, começando pela lista dos convidados, espaço disponível e temática que será seguida. Deve-se levar em conta a quantidade de petiscos e bebidas, estimando-se aproximadamente de 5 a 7 unidades por pessoa”, explica Elis.

Dica: os convites devem ser entregues entre 20 e 30 dias antes do evento.

Chá-bar ou chá-de-panelas?

Hoje é mais comum o casal de noivos optar pelo chá-bar do que pelo tradicional chá de panelas. O que difere um do outro é o tema da festa e a lista de presentes. “No chá de panelas, os presentes são utensílios para o lar, em especial cozinha , e os convidados apenas mulheres. No chá bar, os presentes são utensílios para bar e café, e os convidados, homens. Hoje em dia também temos o chamado ‘chá de barnela’, onde os amigos do noivo e as amigas da noiva participam. É uma forma de reunir todos”, diz Rosinha.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Elis afirma que a finalidade dos eventos é a mesma: comemorar e presentear o casal de amigos de forma bem-humorada. “O que difere são os presentes e os tipos de ‘castigos’, em reuniões que envolvam brincadeiras. O chá-bar é uma comemoração mais moderna!”, aponta.

Cardápio e localização do evento 

A diretora de marketing conta que o mais indicado é servir finger food, isto é, aperitivos como queijos, azeitonas, espetinhos, amendoins, etc. “No chá-bar é melhor servir finger food que combine com o cardápio de bebidas. É uma reunião informal que permite servir uma quantidade maior de bebidas por pessoa”, explica.

Já em relação ao local, existem inúmeras possibilidades. Para escolher a localização perfeita, pense na quantidade de pessoas convidadas e no formato da festa, além da faixa etária dos convidados. “Pode ser realizado na casa do anfitrião, num salão de festas ou até mesmo em um bar”, conta Rosinha.

Decoração da festa

Decorar é um passo muito importante para que os convidados entrem no clima da festa. “Os noivos mais brincalhões podem incorporar temáticas diversas, como um bar de faroeste ou um cabaré e inventar brincadeiras para entrosar os convidados. Já os mais sérios podem usar itens mais neutros, como espalhar fotos do casal pela casa”, afirma Elis. A diretora ainda aconselha o tema romântico, com corações e itens divertidos com temática de casamento.

Lista de presentes

Assim como no casamento, é bom que os noivos forneçam uma lista de presentes para o chá-bar ou chá de panelas. Dessa forma, os convidados podem ficar tranquilos e o casal ainda sai no lucro. “A lista de presentes pode ajudar os convidados a presentear algo que seja do gosto do casal e que tenha utilidade no dia a dia da casa. O importante é ter bom senso, para não causar constrangimentos”, revela Elis.

“Os noivos devem ter cuidado para não listarem presentes caros demais. Trata-se de uma brincadeira, portanto devem ser pedidos apenas utensílios domésticos, de pequeno porte e valor razoável”, complementa Rosinha.

Consultoria

Elis Rinaldi – diretora de marketing do Rica Festa

Rosinha Talayer – cerimonialista

Mais lidas