Dicas para montar um jardim de inverno

Avalie

Quer montar um jardim mas não tem muito espaço? Não tem problema, pois há uma alternativa: os jardins de inverno. Nada mais do que um jardim interno, é um ambiente muito aconchegante, além de tornar o lugar muito mais charmoso. Aqui no Brasil, esse tipo de projeto está ganhando cada vez mais popularidade e é uma ótima aposta para as residências. Confira algumas dicas para ter seu jardim de inverno.

Jardim de inverno em varanda

Foto: Ivani Kubo

Primeiro passo: escolher o ambiente
A vantagem do jardim de inverno é que ele pode ser feito em diversos ambientes. Um espaço sob a escada, um hall, uma saleta ou um corredor são algumas das opções para se criar um jardim. A paisagista Ivani Kubo aconselha: “Se houver iluminação suficiente, podemos instalar um jardim de inverno que valoriza muito o espaço interno da casa”.

+Veja também: Móveis para decorar o jardim
Ter os cuidados
Não basta apenas selecionar o espaço e as plantas e pensar que acabou por aí. A manutenção do jardim é uma etapa muito importante também, com a função de deixar o espaço com maior longevidade. “A cada três meses, deve-se intervir com adubação, pulverização contra insetos indesejados, podas específicas e limpeza geral”, comenta a paisagista.

Jardim de inverno em sacada

Foto: Ivani Kubo

Aproveitar e otimizar
O espaço, para ter uma ideia de amplitude, precisa ser muito bem decorado. “Nada de elementos pesados ou tonalidades muito fortes nas paredes. O correto é saber trabalhar com vasos, texturas e revestimentos que deixem o local leve e, consequentemente, mais amplo”, explica Ivani.

Mais lidas