Dicas para lavar peças de decoração com detalhes delicados

Avalie

Muitas vezes contamos com uma decoração repleta de detalhes como bordados, tecidos finos, renda, crochê… mas qual é a melhor forma de lavá-los sem estragar? Como são peças muito delicadas, pode ser difícil mantê-las sempre bonitas. As arquitetas Juliana Oliveira e Natácia Melo deram algumas dicas de como cuidar desses tecidos delicados. Confira:

Como lavar cada peça

Cada tecido tem uma trama diferente e merece um tratamento específico, para manter sua estrutura original e durabilidade. Então, é evidente que não podem ser lavados da mesma maneira.

peça de crochê

Foto: Virna Santolia/Colaboradora

“O ideal para peças em crochê e lã, por exemplo, é deixá-las de molho em água morna com sabão neutro ou sabão de coco por duas horas e depois enxaguar bem”, afirma Juliana.

“Para lavar bem as peças de renda, dissolva antes o sabão na água, dentro de uma bacia, e deixe a peça de molho durante 24 horas. Pode esfregá-la também ligeiramente. Depois, renove a água da bacia e deixe a peça de molho mais duas horas. Para secar, estenda no varal à sombra e sem o uso de pregadores. Não esprema ou torça, pois pode danificá-las, principalmente se forem antigas”, ensina Natácia.

Já as peças com bordados devem ser lavadas sempre à mão e é indicado não deixá-las de molho por mais de seis horas. “Dessa forma, você não danifica o bordado. Vale lembrar que esse tipo de peça por ser bastante delicada nunca deve ser lavada na máquina”, acrescenta Juliana.

Evitando o desbotamento

A dica primordial para evitar o desbotamento é não deixar as peças coloridas secarem ao sol. “Prefira um lugar com sombra, mas bem ventilado. Passe a ferro na temperatura adequada ao tecido”, apontam as arquitetas.

peça de crochê

Divulgação

Peças delicadas na decoração

Depois de limpas e bem conservadas, como usá-las na decoração da sala, por exemplo? “Sempre levamos em consideração o ‘menos é mais’ na decoração; objetos decorativos por si só já fazem o papel de detalhe nos ambientes. Se forem usadas com exagero, as peças de crochê e renda deixam o ambiente muito carregado, com muita informação”, afirmam as especialistas.

Para não deixar o ambiente muito “exagerado”, é interessante apostar no centro de mesa. Essas peças combinam bastante com rendas, crochê e outros tecidos delicados.

Consultoria
Juliana Oliveira e Natácia Melo – arquitetas da www.dominusarquitetura.com.br

Mais lidas