Dicas para fazer o almoço de domingo

Avalie

É indiscutível, brasileiro é um povo amistoso e adora ter a casa cheia de gente! E todo mundo sabe como é bom receber os amigos para um almoço delicioso e um bom bate-papo. Porém, nem sempre é muito fácil decidir como preparar a casa, escolher os pratos e deixar tudo perfeito para os convidados, por isso conversamos com uma especialista que vai dar algumas dicas de como transformar o seu almoço em um evento de sucesso!

Convide os amigos

Antes de pensar na decoração é preciso escolher muito bem os seus convidados: lembre-se sempre de chamar amigos que tenham algum entrosamento e, se for apresentar alguém novo ao grupo, cuide para que essa pessoa não fique isolada.

Almoço de domingo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Beleza à mesa

Guardanapos coloridos são baratinhos e trazem muito mais cor à mesa. Se enfeitá-los com flores do campo, então, tem uma decoração lindíssima sem gastar quase nada!

Não tem louças suficientes?

Sem crise! “A ideia é evitar gastos com talheres e louças novas, por isso podemos apostar em um almoço mais prático, com petiscos e finger foods”, enfatiza a organizadora de eventos e chef de cozinha Aluana Borges, de Passos (MG).

Dica: Finger food é uma refeição prática e que pode ser comida com as mãos, sem a necessidade de nenhum tipo de talher.

Cadeiras diferentes? Nem ligue!

A chef de cozinha avisa que não é preciso se preocupar em ter cadeiras ou bancos iguaizinhos para todos os convidados. “Mesmo restaurantes modernos e chiques apostam alto na variedade de elementos, combinando cadeiras, poltronas e banquetas bem diferentes umas das outras.”

Cuide das bebidas

Pense nelas um dia antes do evento e cuide para que nada falte. É aconselhável pensar em água com e sem gás, sucos e refrigerantes. No caso dos alcoólicos, lembre-se de garantir que a cerveja esteja gelada e de reservar cubos de gelo para a preparação de possíveis drinques.

“Você pode criar uma mesa linda com objetos que já possui, como um velho bule, canecas coloridas ou garrafas de vidro com flores”, sugere a profissional.

Almoço de domingo

Foto: Thinkstock/Getty Images

Sobremesa!

Quer encerrar com chave de ouro esse almoço? Então, arrisque na hora da sobremesa. “Um sorvetinho pode ser rápido e prático, porém, um brigadeiro de panela é a receita ideal para reunir a galera ao redor da mesa um pouco antes da despedida!”, complementa a chef.

Texto Tadeu de Oliveira/Colaborador

Mais lidas