Dicas para escolher cortinas

Avalie

Amigas,

Casa pronta, móveis escolhidos, chegou a hora das cortinas, quase sempre deixadas para essa última etapa.

E para escolher uma enorme quantidade de opções entre cortinas de tecido, de fibra de vidro, de PVC, de alumínio, de madeira, vertical, horizontal, romana, rolo…Então irei dividir em duas partes: cortinas de tecidos e no próximo post, cortinas de outros materiais.

+ Tapetes e cortinas para decorar a casa

O primeiro passo para acertar nesse item é responder a algumas perguntas básicas, que poderão ajudar muito na escolha mais adequada.

Por exemplo: o espaço precisa de flexibilidade de luz? Quer dizer: precisa eventualmente ficar escuro quando ainda é dia? Isso ocorre nas salas com TV e quartos de dormir, então a opção são cortinas de tecido encorpados ou tecidos leves acompanhadas de black out. Essa também é a escolha acertada para locais com grande incidência de sol. Os raios UV desbotam os tecidos dos sofás, das almofadas e dos papéis de parede.

cortinas inspiradoras

Foto: Divulgação/Elaine Fonseca

Outra dúvida comum atualmente, é o que colocar em portas que dão para varandas. O ideal são as cortinas de tecido que você pode recolher só uma parte, próximo a uma parede, evitando que o sol entre em todo o ambiente. O que não ocorre, por exemplo, nas cortinas rolo ou romana ( cortina em gomos ), que precisam estar totalmente levantadas para as pessoas passarem.

cortinas inspiradoras

Foto: Divulgação/Elaine Fonseca

Vantagens das cortinas de tecidos: são fáceis de serem retiradas para lavar, principalmente se o tecido escolhido não precisar passar. Verifique antes de comprar o quanto o tecido amarrota ou não após a lavagem, pois cortinas são grandes e volumosas e dão muito trabalho nesse momento.

Outra vantagem da escolha de tecidos para as cortinas é a facilidade de manutenção, tornando-as ideais para casas que tem pessoas alérgicas.

+ Ideias simples para renovar o quarto do casal

Uma dica importante, você terá essa cortina por no mínimo 10 anos, então lembre-se: tecidos coloridos, listras muito contrastantes ou cores muito fortes, primeiro diminuem os espaços, segundo, poluem visualmente e terceiro, prendem a sua decoração. Uma opção inteligente é escolher um tecido neutro, que não cansará e nem diminuirá seus espaços.

cortinas inspiradoras

Foto: Divulgação/Elaine Fonseca

cortinas inspiradoras

Foto: Divulgação/Elaine Fonseca

Enfim, cortinas não são apenas decorativas, mas um quesito fundamental para o conforto numa casa. Acompanhem o próximo post semana que vem.

Mais lidas