Dicas para deixar a cozinha organizada

Avalie

Organização

-Separe as louças do dia a dia das utilizadas em ocasiões especiais. Os aparelhos de jantar podem ser guardados no alto dos armários.
-Embaixo, guarde copos e xícaras sem empilhá-los. Já os pratos e pires podem ser acomodados um sobre os outros, mas sem montar grandes pilhas.
-Na geladeira, coloque os alimentos em recipientes transparentes para facilitar a visualização.
-Eletrodomésticos com design bonito e de uso frequente podem ser deixados sobre uma bancada. Já os de pouca utilização, devem ser colocados no alto de armários.
– Tenha a gaveta de talheres próxima ao fogão e organize-os em divisórias, separando-os por tipos. Conchas, facas grandes e escumadeiras podem ficar acomodados em outra gaveta, organizados da mesma forma.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

– Na despensa, mantenha apenas o necessário. Na hora de guardar os alimentos, separe-os por categorias: massas, grãos, latarias, etc.
– Instalar gavetões dentro dos armários facilitam o manuseio das panelas. Também vale organizar as panelas por frequência de uso, ou seja, as mais utilizadas devem ficar empilhadas à frente. Pipoqueiras, panelas de pressão e de fondue podem ser guardadas atrás.
– Os potes quadrados aproveitam melhor os espaços do que os redondos.
– Livre-se de potes de plásticos danificados, manchados ou sem tampa. O restante pode ser empilhado por tamanho, deixando as tampas enfileiradas ao lado.
– Para perfumar a cozinha, coloque álcool e cravo-da-índia num recipiente e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só borrifar.

Limpeza

Abridor de latas: para limpar, deixe-o de molho no vinagre por uma noite; no dia seguinte, esfregue com sabão. Se estiver oxidado, limpe-o com 1/2 limão e sal grosso.
Galheteiro: limpe o óleo derramado esfregando bicarbonato de sódio; depois, enxágue com água morna.
Esponja: conserve-a por mais tempo deixando de molho durante a noite numa solução de água e bicarbonato de sódio ou em 1/2 litro de água com 3 colheres (sopa) de vinagre. Para manter a esponja limpa, mergulhe-a numa mistura de água com o suco de 1 limão.
Colheres e tábuas de madeira: evite que essas peças fiquem escuras aplicando uma mistura de sal fino e suco de limão sobre elas. Deixe agir por alguns minutos e enxágue.
Talheres: acabe com as manchas de ovo passando uma batata cozida nos utensílios.

Panelas & cia
*Alumínio: para evitar contaminações, não mantenha alimentos muito salgados ou ácidos em recipientes de alumínio.
*Pressão: geralmente, 5 minutos de cozimento na pressão equivalem a 15 minutos na panela normal. Desmonte as peças para limpar.
*Frigideira: se os alimentos estiverem grudando, coloque-a limpa no fogo com um punhado de sal grosso. Quando o sal começar a fazer ruído e saltar, retire a frigideira do fogo, limpe-a com um pano, unte com azeite e elimine-o com papel-toalha.

Pia: retire manchas de fruta do mármore com um pano umedecido em água oxigenada de 30 volumes. Clareie a pia branca esfregando borra de café. Para limpar a de aço inoxidável, utilize um pouco de álcool e vinagre.

Paredes e teto: para tirar a sujeira mais resistente, molhe um pano com aguarrás e faça a limpeza.

Fogão: evite que a cor do esmalte seja alterada limpando apenas quando ele estiver frio. A sujeira sai com facilidade se limpá-lo com água e um pouco de bicarbonato de sódio. Ferva as bocas com água, sal, vinagre, algumas gotas de limão e sabão em pó; depois, esfregue com esponja de aço.

Forno: retire a gordura aplicando a mistura de 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara (chá) de vinagre branco, 1 xícara (chá) de amoníaco e 3,5 litros de água quente. Na porta do forno, utilize uma flanela umedecida em água quente com bicarbonato de sódio.

Geladeira: acabe com a sujeira e o mau cheiro limpando com uma solução de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em 1 litro de água quente. Para desinfetar, passe água e detergente neutro e borrife uma solução de água com vinagre de maçã em proporção igual.

Micro-ondas: jamais utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns; limpe somente com pano úmido e sabão ou detergente neutro. Para amolecer a sujeira dentro do aparelho, encha um pote de água e programe para alguns minutos. Depois, dissolva 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em um copo de água, umedeça um pano e esfregue bem. Enxugue em seguida.

Eletrodomésticos: tire os aparelhos da tomada e nunca mergulhe-os na água. Para evitar que as partes de borracha ressequem e rachem, limpe com uma mistura de água e amoníaco.

Dicas importantes

-Previna os entupimentos na pia despejando frequentemente 1/2 xícara de bicarbonato de sódio seguida de água quente.

– Potencialize o detergente acrescentando algumas gotas de vinagre e agitando bem o produto.

– Elimine o mau cheiro do forno colocando uma forma com água e a casca de 1 laranja para cozinhar por 15 minutos. Já o odor de queimado deve sumir se deixar um pouco de sal no fundo do forno.

Consultoria

Vera Corradi, personal organizer, do Organize sua Vida. Site www.organizesuavida.com.br
Fonte: Botando a casa em ordem – Dicas de organização, limpeza e cuidados, de Max Sussol, Editora Matrix.

Texto: Natália Ortega e Aline Mendes

Mais lidas