Dicas para decorar a sala de estar

Avalie

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa. É usada para receber visitas, assistir TV, conversar com a família, entre outras atividades rotineiras. E para te ajudar a deixar esse local mais charmoso e bem decorado, conversamos com a arquiteta Elaine Gonzalez, do escritório UMM Arquitetura. Confira!

Objetos decorativos para colocar na sala

Segundo a arquiteta, a sala de estar é um ambiente rico em acessórios. “Podemos colocar desde tapetes e quadros, até porta-retratos, caixas decoradas com tecidos diversos, livros com assuntos da preferência do proprietário, abajur ou até mesmo formar um cantinho como um bar, com taças e copos estilizados diferentes um dos outros”, diz.

sala de estar

Flickr/Lucas Fox Barcelona

Organização da sala

Elaine aponta que é importante sempre privilegiar a circulação. “Os móveis devem ser dispostos de maneira a atender o uso e o número de pessoas que vivem na casa, mas não podem ficar atravancados. Uma boa dica é fazer a marcação no piso com a fita crepe, para evitar compras desnecessárias”, ensina a arquiteta.

Ela ainda afirma que a iluminação é um ponto importante a destacar. “Não deve ser nem escura demais e nem clara a ponto de causar ofuscamento”, pontua.

+ Galeria de fotos com salas para você se inspirar!

Itens para transformar a sala

Não sabe nem por onde começar a decoração? A recomendação da especialista é usar sempre aquilo que lembra a sua personalidade e faça com que sua casa se torne um local exclusivo. “Para isso, quadros e almofadas com cores e estampas diferenciadas ajudam bastante”, conta.

sala de estar

Flickr/Jane H

Transformando as paredes

Mudar a cor, pendurar quadros, pôsteres, fotos, colocar adesivos, papéis de parede… existem inúmeras formas de dar uma cara nova às paredes da sala de estar. Porém, a arquiteta dá a dica: “Hoje estamos usando composições que lembram uma ‘galeria’, isto é, vários quadros de tamanhos, cores e molduras diferentes são uma boa pedida”.

Cor dos móveis

Para decorar a sala sem exageros, o indicado é começar listando tudo o que você já tem em casa. Assim, é possível ver se o mobiliário existente está coordenado. “Se os móveis forem escuros ou com muita combinação de tecidos, podemos trabalhar com as paredes mais claras e vice-versa. Assim teremos bastante harmonia”, diz a arquiteta.

Salas pequenas

A dica primordial para decorar pequenos espaços é trabalhar com poucos móveis, escolhendo apenas o necessário. “Assim, depois de tudo em seu lugar, é possível escolher mais peças e amarrar a decoração. Por exemplo: ficou tudo muito claro? Que tal completar se houver espaço com uma cadeira colorida ou com tecido estampado?”, finaliza a profissional.

Consultoria

Elaine Gonzalez – Arquiteta
www.ummarquitetura.com.br

Mais lidas