Dicas para ampliar a quitinete

Avalie

Morar em uma quitinete não significa que você deve sofrer com falta de espaço. Com alguns truques simples, você consegue otimizar o ambiente e usar os móveis a seu favor! Veja dicas da arquiteta Lígia Franco de Rosa e da arquiteta e designer de interiores Faten Kamel Soueid e saiba como deixar seu cantinho mais espaçoso!

quitinete

Thinkstock/Getty Images

Utilizando móveis multifuncionais

Segundo Lígia, a solução para quem possui um imóvel pequeno é otimização e integração. “Se você deseja criar uma área para estudo, com bancada e armários, procure utilizar uma bancada única, que pode ter mais de uma função, ou seja, pode servir como bancada para estudo e rack para a TV”, explica. Ela ainda completa que em locais menores, utilizar móveis multifuncionais sempre dará certo, como uma mesinha de centro que tem função de puff, por exemplo.

A arquiteta também indica a utilização de prateleiras escamoteáveis, ou seja, que se dobram e ocupam espaço apenas quando estão em uso, servindo como mesa de refeição. “Depois de dobrada, o móvel terá um volume quase 90% menor”, complementa a profissional.

Dicas para ampliar o ambiente

– Se o morador não quer deixar o quarto integrado com a área de estudo/ sala, por exemplo, pode adotar portas de correr ou do tipo camarão. Quando fechadas, elas compartimentam os ambientes, criando dois cômodos com funções distintas e, quando abertas, permitem uma maior circulação do ar e da iluminação natural.

– A cortina é um objeto de decoração, que também possui função de proteção contra raios solares e dá privacidade ao morador. Ela também auxilia quando desejamos ampliar um espaço, sem quebrar paredes. Para que isso ocorra, ela deve ir do forro até o piso, e pegar toda a largura da parede da janela, dando a sensação de pé direito mais alto e ampliação da largura do cômodo. Porém, se utilizarmos uma cortina ou persiana que cubra somente a área da janela, criaremos a sensação de redução dessa área. Essa dica de continuidade vale para quase tudo o que pode ser instalado.

– Se já existem paredes ou divisórias e o uso de portas se faz indispensável, troque a porta de abrir por uma de correr. Assim, você ganhará o espaço que seria tomado pela abertura da porta de abrir.

– Um truque muito usado são os espelhos que vão do teto ao chão. Eles ajudam a ampliar o ambiente. Aplicar cores claras nas paredes também é uma dica para deixar o ambiente maior do que ele realmente é.

– Quanto menos paredes ou divisórias no local, melhor, pois muitas subdivisões reduzem a área de circulação e possível uso do espaço com algum móvel.

– Um tipo de móvel indicado para economizar espaço na cozinha é a ilha. Este móvel pode ser usado como balcão que inclui mesa de jantar e pia. Na parte inferior geralmente tem um armário para guardar utensílios de cozinha.

Decorando a quitinete

Não é porque você mora numa pequena quitinete que deve deixar a decoração de lado. Faten afirma que para deixar o local mais aconchegante, você pode optar por futons, isto é, almofadas, pufes e colchões que combinam com todos os ambientes da casa.

“Eles podem ser utilizados tanto na sala como no quarto. Além de serem práticos, fáceis e leves para trocar de posição. Prateleiras com nichos nas paredes também servem para decorar e guardar objetos”, ensina a designer de interiores.

Lígia ainda revela outros truques para trazer uma sensação de relaxamento para o ambiente: “O mais importante é manter o gosto e personalidade do usuário no momento da escolha das peças, e que estejam dispostos nos ambientes apenas móveis que realmente serão utilizados, sem acumular coisas desnecessárias. Para a pintura, fique na paleta dos tons pastéis, como verde-claro, areia, e amarelo-claro. Para o chão, pisos de madeira ou que imitam madeira também trazem esse aconchego. Para que o ambiente não fique monótono com o uso apenas de cores claras nas paredes e no forro, quebre essa claridade com peças personalizadas em tons alegres, como amarelo ou vermelho, almofadas coloridas ou um tapete diferenciado”.

Consultoria
Lígia Franco de Rosa – arquiteta da Doutor Resolve – Reparos e Reformas
Faten Kamel Soueid – arquiteta e designer de interiores

Mais lidas