Dicas de organização para espaços pequenos

Avalie

Nem sempre é fácil deixar a casa ou apartamento sempre organizados, com tudo em seu devido lugar. Porém, com algumas atitudes simples, é possível deixar seu cantinho mais organizado e prático. Veja dicas da personal organizer Simone Serrano, diretora da Organizzarte, e confira um passo a passo para manter sua casa em ordem.

Organização de espaços pequenos

De acordo com Simone, a organização requer uma mudança de comportamento, então, adotar uma atitude pró-ativa é a melhor forma de manter a casa sempre organizada.

gaveta aberta organizada

Foto: Thinkstock/Getty Images

“Ao usar um objeto ou utensílio, retorne ao seu lugar de origem ao invés de ‘deixar para depois’. Isso evita o acúmulo de coisas ‘perdidas pela casa’. Com isso, reduzirá o tempo à procura de um objeto e facilitará a manutenção da organização”, afirma.

Para otimizar pequenos espaços, a dica de Simone é utilizar móveis e objetos multifuncionais, que mantêm a casa organizada e economizam espaço.

– Gaveteiros com rodízios guardam documentos e ainda servem de apoio no home office ou sala de estar;
– Mesas de centro ou canto com profundidade e tampo removível guardam objetos e utensílios que serão utilizados na hora de um jantar ou encontro com amigos em casa;
Estantes com nichos guardam objetos de decoração, livros, CD’s, DVD’s e ainda otimizam o uso das paredes ou como divisão de ambientes;
– Se o quarto for pequeno, investir em uma cama box com baú é a solução para guardar itens de maior volume, como cobertores, edredons ou roupas de inverno;

A personal organizer conta que, além do uso dos móveis multifuncionais, outra dica para economizar espaço é a forma de guardar as roupas, utilizando o cabide certo ou “envelopando” camisetas, roupas íntimas – forma diferenciada de dobrar roupas que economiza espaço nas gavetas – para otimizar o uso dos armários.

Objetos que podem ajudar na organização da casa

Existem muitos acessórios e objetos que ajudam e muito na organização. “Utilizar colméias com divisórias nas gavetas ajuda a organizar e encontrar as peças com mais facilidade. Nichos, prateleiras ou estantes nas paredes são peças curingas na organização e maximizam o espaço aéreo. Caixas ou cestos organizadores guardam grande volume de objetos e ainda se integram e compõem a decoração do ambiente. Na cozinha, maximize o uso das paredes pendurando objetos de uso frequente como talheres, panelas, porta temperos”, explica Simone.

Desorganização pode indicar problemas mais profundos

Pode parecer algo simples e apenas um ato de “preguiça”, mas a personal organizer aponta que a desorganização pode ser o reflexo de algo interno e mais profundo. Não é causada somente pela falta de tempo ou preguiça, mas também pelo pensamento negativo de que, organizar exige muita energia e dedicação.

“Há quem diga que consegue viver bem em ‘sua bagunça organizada’, mas isso pode ser uma forma de não encarar a desorganização como algo que influencia diretamente em seu equilibrio emocional. É mais dificil ser desorganizado do que o contrário. Viver na desorganização pode gerar um sofrimento interno, e ainda afetar os relacionamentos inter-pessoais. Os efeitos da desorganização podem ser mais sérios do que se imagina, chegando a afetar a saúde física, como estresse, ansiedade, distúrbios do sono, irritabilidade, sensação de impotência ou, até mesmo prejuízos financeiros, causados pelo descontrole de pagamento de contas, por exemplo”, finaliza a especialista.

Mais lidas