Dicas de como limpar taças e cristais

Avalie

Peças de cristal ou de vidro necessitam de cuidados especiais na hora da limpeza, já que são bem mais delicadas e frágeis do que outros materiais. Para te ajudar a deixar as taças sempre brilhando, conversamos com o engenheiro químico Marcio Della, que deu várias dicas essenciais para conservar vidros e cristais. Confira!

Taças e cristais podem ser lavadas na lava-louça?

Sim! Entretanto, devem ser evitadas grandes diferenças de temperatura na água para evitar danificar a estrutura dos objetos e até mesmo uma possível trinca ou rachadura em função do choque térmico. “Geralmente, peças em cristal são extremamente finas e de baixa condução térmica”, diz o engenheiro. Portanto, todo cuidado é pouco!

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Dicas de limpeza

“A melhor maneira de lavar taças de cristais é utilizando água aquecida acerca de 60ºC com sabão neutro e esponja de espuma”, ensina Marcio. Neste caso, não podem ser utilizadas esponjas que contenham superfície abrasiva, uma vez que podem danificar a superfície do cristal, perdendo o seu brilho e uniformidade.

“A superfície dos cristais é extremamente dura, porém quando atritada com um material de maior dureza, pode ocorrer riscos. Utilizar água aquecida e sabão neutro acaba facilitando a retirada de toda gordura presente nos objetos e contribuindo para a secagem, evitando a presença de contaminação material gorduroso ou de marcas de digitais humanas que diminuem o brilho natural do material”, aponta o especialista.

Os detergentes neutros podem ser usados sem medo, mas os outros tipos não são recomendados. “Detergentes diferentes dos neutros geram meios ácidos que promovem pequenos ataques da superfície dos cristais e vidros, onde  alguns radicais acabam se depositando na forma de sais, contribuindo para a formação de uma pequena crosta na superfície. Ou seja, a superfície cristalina passa a ser leitosa, aspecto que não é muito desejado”, conta o engenheiro químico.

Soluções caseiras para cuidar dos objetos delicados

1. Deixe as peças secarem com a boca para baixo no escorredor de pratos. Seque garrafas de vidro sem a tampa, para evitar cheiro de umidade.

2. Se o cristal estiver muito sujo, lave com água e vinagre ou com álcool usando um pano. Assim, você elimina qualquer tipo de gordura. Se o cristal for fosco, acrescente umas gotas de amoníaco à mistura.

3. Caso permanecer algum resíduo nas peças, passe um pano macio.

4. Uma boa dica é colocar as taças de cabeça para baixo sobre uma panela de água fervente. O vapor fará toda a limpeza! Depois, seque-as com uma toalha de linho.

5. Para cristais mais trabalhados, utilize uma escova com cerdas macias e seque depois com o ar frio do secador de cabelo.

6. Para deixar as taças e cristais sempre brilhando, opte por uma flanela que não solte pêlo, umedecida em um pouco de álcool.

7. Na hora de guardar, não coloque a taças grandes atrás e as pequenas na frente. Prefira enfileirar por tipo: champagne, água, vinho e licor.

Consultoria

Marcio Possamai Della – Engenheiro Químico com especialização em Engenharia de Produção e docente da Uniasselvi

Organize sua Vida! – www.organizesuavida.com.br

Tags:

Mais lidas