Decore a casa com móveis pretos

Avalie

Os móveis pretos são muito elegantes e trazem um toque de modernidade à decoração. Apesar de eles serem mais utilizados em ambientes masculinos ou comerciais, escolher móveis pretos pode ser uma boa pedida para dar um toque especial à sua casa. De acordo com o arquiteto e urbanista Márcio Barth, os móveis pretos são menos suscetíveis às manchas e cores escuras trazem mais elegância ao ambiente. Confira dicas do especialista e saiba como mudar a decoração com muito estilo!

Foto: Junior Favaro. Gadi Cortez Arquitetura e Engenharia

Foto: Junior Favaro. Gadi Cortez Arquitetura e Engenharia

Utilize móveis pretos sem carregar o ambiente

O arquiteto alerta para o uso da cor preta em excesso: é preciso tomar cuidado para que o ambiente não fique carregado demais. Ele também reafirma que usar o preto não significa que o ambiente se tornará mais masculino. “Acredito que as cores sejam unissex, não é porque eu uso um rosa que o ambiente é feminino, tudo depende do contexto. Então usar móveis pretos não deixará o ambiente masculino, o que é preciso ter em mente é qual concepção você dará ao local de intervenção, ou seja, quais móveis serão pretos, o que o ambiente pede… sobriedade, por exemplo? Para um escritório cai bem, para um quarto de casal ou closet. A mágica está em saber ornar os móveis com outras cores ou detalhes, mais uma vez evitando sempre sobrecarregar o ambiente. Tudo em excesso é ruim”, explica Márcio.

+ Motivos para usar preto na decoração
+ Invista no preto e branco na decoração

Em um quarto de uma adolescente, se o estilo da garota for mais rocker, por exemplo, o preto terá tudo a ver com ela, o que não justificaria ter móveis nos tons de rosa, bege ou outras cores. “Para não ter surpresas desagradáveis vale a pena montar um 3D para visualizar o quarto. Muitas lojas de móveis planejados executam esse serviço e fica fácil visualizar como o quarto ficará. E muitas vezes os valores dos móveis são bem atrativos”, revela o especialista.

Cores para usar com o preto

O preto tem a grande vantagem de ser uma cor neutra e dificilmente não combinará com outras cores. “No entanto, algumas cores dão um charme bem bacana. O básico de sempre seria o branco. Contudo, o amarelo e vermelho também casam muito bem. Se quiser uma linha mais clássica, opte pelos tons de marrons e cinza, os quais irão conferir elegância e serenidade ao ambiente”, diz o arquiteto.

Foto: Junior Favaro. Projeto do arquiteto Fábio Colussi

Foto: Junior Favaro. Projeto do arquiteto Fábio Colussi

Já nas paredes, se você quiser combiná-las com móveis pretos, por exemplo, a saída é entender o que se espera do ambiente. “Se o local pede um ar mais sereno, íntegro elegante, por exemplo, vale a pena optar pelos tons neutros com cinzas, marrons, branco e etc. Por outro lado, se o ambiente pede um ar descontraído, podemos brincar com as cores e jogar um amarelo, azul, verde água, laranja…também fica ótimo”, pontua Márcio.

Móveis que combinam com a cor preta

Márcio conta que móveis estofados em preto possuem uma vantagem em relação à limpeza, pois a tendência a ficarem manchados ou sujos mesmo com o tempo é menor em relação aos mais claros. “Geralmente prefiro utilizar os tons escuros para assentos, deixando a possibilidade de utilizar cores mais claras para mesas e apoios”, aconselha.

Controlando a iluminação do ambiente

O preto é uma cor que tende a “sugar a luz”. Portanto, a ideia é não exagerar e saber dosar a quantidade de móveis pretos num ambiente. “Isso vale para outras cores também. Temos que ter em mente a composição do ambiente. Por exemplo: se vou usar armários pretos e/ou mesas pretas, posso contrabalancear com cadeiras claras, além de um belo tapete em tons claros de marrom ou bege. As paredes também preferencialmente devemos optar pelo branco, ou deixar apenas uma com detalhe em cor diferente, mas em tons neutros”, revela o arquiteto.

Consultoria
Márcio Barth – Arquiteto e Urbanista. Diretor executivo da Base2 Arquitetura – www.base2arquitetura.com

 

Tags: ,

Mais lidas