Decoração para o Dia dos Namorados

Avalie

No dia 12 de junho, os casais apaixonados comemoram o Dia dos Namorados. Um dia perfeito para passar ao lado do companheiro(a) e curtir o momento a dois. Você pode usar essa data para apimentar a relação ou apenas para passar momentos inesquecíveis ao lado de quem você ama. Para te ajudar a criar o melhor clima para o dia dos namorados, conversamos com a arquiteta Suze Tavares, de Ribeirão Preto (SP). Confira!

Shutterstock Images

Shutterstock Images

O que define uma decoração romântica

A arquiteta afirma que uma decoração romântica traz em seu cenário todo o contexto que envolve um universo poético. “O tom é dado por elementos que remetem à ternura, paixão, amor e desejo… quem quer deixar o quarto com uma decoração romântica deve usar imagens, sons, aromas, cores e sabores que você e seu parceiro apreciem – isso vai proporcionar uma fantástica decoração”, explica.

Ela ainda dá várias dicas de como deixar o quarto mais romântico para o Dia dos Namorados:

– A cama é o ponto central de qualquer quarto e a intenção é aguçar todos os sentidos, como com uma roupagem de alta contagem de fios para criar uma sensação de luxo e conforto. Outra opção pode ser um edredom de algodão, macio ou capa de cetim completa. Esses detalhes vão deixar o quarto sexy, tornando a cama convidativa.

– A cama também pode receber pétalas de rosas naturais que são lindas, além de soltarem um perfume envolvente. Elas podem ser espalhadas de forma aleatória em toda cama, podem também ser jogadas para fora da cama e fazer um caminho que leva para o quarto ou outro ambiente. Podem ainda serem moldadas em formato de um coração. Mas cuidado: pétalas mais escuras podem manchar roupas de cama se esfregadas contra elas, por isso uma saída é remover as pétalas antes de ir para a cama ou considerar o uso de pétalas sintéticas.

+ Receitas para o Dia dos Namorados

+ Decoração romântica para quarto do casal

Fotos que remetem a eventos inesquecíveis do casal como de uma data ou momento especial, aniversário, especial de férias ou até do casamento – para quem já é casado – ou outras cenas românticas vão ajudar aumentar o clima de romance no quarto e manter o foco no relacionamento, criando uma nostalgia repleta de boas lembranças para o ambiente.

– Uma bela bandeja com um balde de gelo e taças extravagantes com uma garrafa de seu vinho favorito ou champanhe também combinam bem com o ambiente. Quem gosta de chocolate pode optar por uma linda caixa dos chocolates favoritos do seu parceiro e um arranjo de flores com um cartão.

-Se você compartilha o amor pela poesia ou uma simples nota de amor de sua autoria escolha pequenas frases como “Beije-me sempre” e espalhe pelo quarto, o que encantará seu parceiro.

– E, para finalizar e ter certeza que criou uma atmosfera romântica, vale caprichar na iluminação indireta e na lista de músicas.

Decoração do restante da casa

Além do quarto, você pode investir também na decoração de outros cômodos da casa. Uma dica é estender a atmosfera de romance a vários ambientes: “coloque um arranjo, uma bela decoração de mesa para um jantar à luz de velas, acenda abajures, luminárias. Para obter aromas, passe o perfume que seu parceiro mais gosta. E para finalizar não esqueça da música – com certeza esses detalhes especiais tornarão a decoração ainda mais charmosa”, aconselha Suze.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Invista nas cores

Suze ressalta que cores como branco, vinho, pink, rosa, amarelo, laranja e castanho chocolate criam um ambiente romântico que é bonito e convidativo.

“O vermelho escuro é tradicional para o amor, mas objetos e acessórios destas cores citadas ficam lindos contra uma cama de cor clara. Se a sua roupa de cama é uma cor mais escura, considere pétalas rosas ou brancas. Amarelas, laranjas e até pétalas roxas estão disponíveis nas floriculturas, por isso, use a criatividade e veja o que fica melhor no ambiente ou escolha uma cor favorita de seu parceiro”, indica a especialista.

Iluminação adequada

Uma boa iluminação pode transformar o ambiente para deixá-lo mais romântico e aconchegante. “A iluminação direta é dura, então o ideal é usar luzes indiretasde cabeceira com lâmpadas de baixa potência no quarto, assim como na sala. Isso cria luz suficiente para que o seu parceiro possa ver seus esforços na criação deste cenário”, explica a arquiteta.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

A melhor e mais barata iluminação para o romance ainda é a vela. “Elas criam um clima sexy e são uma necessidade em qualquer quarto romântico. Vale escolher cores que combinam com a roupa de cama e decoração e também usar as versões perfumadas”, conta Suze.

Aromas leves, como baunilha e sândalo combinam com um quarto romântico. “Lembre-se de que qualquer perfume que seu parceiro(a) goste é sempre o melhor. Mas atenção: se o seu parceiro(a) sofre de alergias, obter velas sem cheiro é a melhor opção. Coloque-as em vidro, cristal ou peças de metal brilhante ou em cima de espelhos. Estas superfícies vão refletir a luz e criar um brilho suave e quente”, completa.

Faça você mesmo

Uma boa opção para a decoração no dia dos namorados é surpreender o companheiro(a) com objetos “faça-você-mesmo”. Isso mostra dedicação e esforço para agradar quem você ama. “Guirlandas de rosas vermelhas, bexigas com gás hélio em forma de coração – prateadas ou douradas – amarradas com um belo laço de fita vermelha. Também é possível personalizar as velas e móbiles”, finaliza Suze.

Consultoria

Arquiteta Suze Tavares, de Ribeirão Preto (SP)

Mais lidas