Decoração especial para a Páscoa

Avalie
Decoração especial para a Páscoa

As antigas cadeiras de palhinha estão em alta e conferem um estilo acolhedor. (Foto: Petrônio Amaral/Divulgação)

Coelhinhos, velas, trigo, ovos… Todo ano é a mesma coisa na decoração da casa para a Páscoa. Os itens que carregam o simbolismo da ressureição de Jesus existem há séculos, mas a sua decoração pode ganhar ares de modernidade sem fugir ao tema. A designer de interiores Luciana Diniz nos ensina a criar uma mesa diferente e rica em detalhes que remetem à essa data especial.

Decoração especial para a Páscoa

(Foto: Petrônio Amaral/Divulgação)

Taças da época
Na Páscoa, o vinho é símbolo de amor e sacrifício, para os cristãos, é o sangue de Jesus. Para compor a mesa, delicadas taças de vinho foram usadas e o estilo bico de jaca delas escolhido pela designer, está em alta. Feitas em cristal e banhadas a ouro, as taças vieram do acervo da família de Luciana. “Atualmente, existem taças de bico de jaca feitas em acrílico, lindíssimas, vendidas em lojas populares com um preço acessível”, salienta a profissional. Os tradicionais coelhinhos da Páscoa, que simbolizam a ressurreição de Jesus, também marcaram presença na mesa.

Coelhinho de guardanapo
Com uma simples dobradura, o guardanapo de linho ganhou a forma de um coelhinho. “Foi uma técnica passada de geração para geração na minha família”, comenta Luciana.

 

Decoração especial para a Páscoa

(Foto: Petrônio Amaral/Divulgação)

Cores na mesa
A maioria das pessoas não conhece o significado das cores da Páscoa, que têm um significado próprio e único. A cor roxa, escolhida por Luciana Diniz para dar vida à mesa, é a cor da realeza. “É a cor dos panos com que Jesus foi coberto quando ele foi levado para o crucifixo”, lembra a designer.

Requinte sagrado
Para os cristãos, o amarelo, substituído atualmente pela cor dourada, simboliza a luz do mundo trazida por Cristo ressuscitado. A decoração da mesa privilegiou o uso desta tonalidade não apenas para dar mais requinte à produção, mas também pelo seu significado sagrado.

Decoração especial para a Páscoa

“Os ovos, símbolo da Páscoa, foram pintados com spray dourado e dispostos em uma delicada flor feita com guardanapo de linho dobrado”, conta Luciana. (Foto: Petrônio Amaral/ Divulgação)

Estilo rústico
A vida simples de Jesus inspirou Luciana Diniz a criar uma decoração com um ar mais rústico e, ao mesmo tempo, delicado. As esculturas de barro da artista plástica local Helena Souza Lima são figuras angelicais e acolhedoras. Tecidos como a juta e o linho deram o toque final para a produção da mesa.

Decoração especial para a Páscoa

As velas receberam barbante dourado. Uma ideia barata e bonita! (Foto: Petrônio Amaral/Divulgação)

Cores claras
Segundo a lenda, o branco era a cor do manto que Jesus Cristo vestia. Nesta data especial, essa cor simboliza a esperança da ressurreição, assim como a pureza. Vale investir!

(Texto: Larissa Faria/Colaboradora)

Mais lidas