Decoração com branco e azul

Avalie

Cores claras trazem a sensação de aconchego, tranquilidade e paz. É uma ótima pedida para a sala de estar, o banheiro, o quarto… tudo depende do seu estilo! Em especial, a combinação branco e azul é ainda mais charmosa: a clássica combinação destes tons evocam o mar, o céu e calmaria, tornando-se uma ótima opção para decorar qualquer ambiente.

Decoração com branco e azul

Projeto do arquiteto Ricardo Grangera

Significado das cores

O significado mais comum do azul é a associação com céu e a água, servindo para incentivar inspiração e relaxamento, além de funcionar muito bem para o estilo navy. Na cromoterapia, prática da utilização das cores na cura de doenças, é conhecido por diminuir a pressão sanguínea e o metabolismo lento.

+Leia também: decoração em tons de azul

Porém, é indicado misturar outros padrões, como florais, listras e outras cores para adicionar interesse visual aos lugares.

E quais cores vão bem com o azul? Muitas, porém, a melhor aposta é o branco. O tom neutro é muitas vezes associado à pureza e a paz em culturas ocidentais. Já no Feng Shui, representa clareza, limpeza, espiritualidade, esperança, expansividade e infinitude.

Decoração com branco e azul

Projeto do arquiteto Marcelo Melhado

Tons de azul mais indicados na decoração

Como existem diversas tonalidades de azuis, algumas dicas podem auxiliar para driblar as dúvidas sobre qual usar, como por exemplo, observar o tamanho e layout do cômodo.

+Leia também: invista no branco para ampliar o ambiente

Se o quarto for pequeno e não recebe muita luz natural, é indicado evitar azuis escuros como o cobalto e o klein. Contudo, se a pessoa deseja obter algo mais sofisticado, as sugestões são o azul do ovo dos robins, prussiano, céu, marinho ou azul meia-noite.

Decoração com branco e azul

Mostra de decoração The Euro Royal Casa Decore – Arquiteta Katia Costa

Também existem diferentes casos: em quarto de adolescente, por exemplo, que deseja um ar “brincalhão”, pode-se usar um tom claro como o azul-turquesa, celeste ou bebê.

O branco e o azul são uma dupla irresistível que criam ambientes pacíficos. Para deixar o local com a sua cara, uma boa ideia é utilizar tecidos. Eles também podem ser colocados tanto nas paredes como incorporados em sofás, cortinas, tapetes, entre outros objetos. Veja alguns exemplos:

Mais lidas