Cuidados para a instalação da churrasqueira

Avalie

Quem nunca teve uma churrasqueira deve ficar atento a alguns detalhes antes de começar a instalação. Para ajudar você nessa empreitada, a Casa Linda conversou com três especialistas na área para explicar qual é o local mais adequado para instalar uma churrasqueira e os principais cuidados com a manutenção. Confira:

Local mais adequado

O local da churrasqueira deve ser coberto, ventilado e de fácil acesso. Ela deve ficar bem longe de locais abafados ou muito devassados. A arquiteta Andréa Parreira afirma que o ideal é que ela esteja perto da cozinha e da área de lazer. Caso não seja possível ficar perto da cozinha, ela deve ser equipada com fogão, geladeira, armário para armazenamento de comida e utensílios.

carne assando

Thinkstock/Getty Images

“A churrasqueira deve ser instalada no lugar mais agradável possível, que permita a proximidade das pessoas. Além disso, o local deve ser bem arejado e coberto. O ideal é que esteja perto de uma bancada com uma pia para melhor higienização. Evite deixar por perto produtos inflamáveis e tóxicos, como álcool, gás, querosene, etc”, ensina Dirceu de Oliveira, dono de uma empresa especializada em móveis e adornos.

Os profissionais ainda afirmam que a churrasqueira deve ser proporcional a área disponível na casa. Não adianta instalar uma churrasqueira enorme em um espaço limitado, pois não será possível comportar o número de pessoas que essa churrasqueira tem capacidade de atender.

Churrasqueira em quintal pequeno

Segundo a arquiteta Anna Novaes, para quem quer economizar espaço, uma boa solução é utilizar churrasqueiras de bancada com coifas metálicas, que ocupam menos espaço do que as churrasqueiras de tijolinho. Andréa Parreira aconselha colocar uma churrasqueira móvel elétrica ou usar um espaço junto ao muro que não comprometa o quintal todo.

Manutenção e cuidados

“Para que seu churrasco seja sempre saboroso e inesquecível é aconselhável solicitar a visita de um profissional: engenheiro, arquiteto ou uma empresa especializada em instalação de churrasqueira. Certamente, eles vão orientar o cliente sobre a limpeza e manutenção, de acordo com o tipo da churrasqueira instalada”, afirma Dirceu.

Cada churrasqueira requer um tipo de manutenção diferente, portanto é imprescindível que você procure um especialista para ajudar. Contudo, cuidados básicos como a limpeza e organização do local não devem ser esquecidos.

Consultoria

Anna Novaes – arquiteta
Andréa Parreira – arquiteta
Dirceu de Oliveira – diretor executivo e decorador da Eletro Raro, empresa especializada em móveis e adornos

Mais lidas