Cuidados na hora de comprar produtos de limpeza

Avalie

Na hora de fazer faxina, é preciso tomar alguns cuidados para que o contato com os produtos de limpeza não prejudique as crianças ou animais de estimação. Antes de usar qualquer tipo de produto, o indicado é ler atentamente o rótulo e procurar quais componentes estão inclusos. Dessa forma, você consegue evitar reações alérgicas e possíveis problemas de saúde. Confira dicas da especialista do departamento de Marketing da Alergoshop Marina Monaco e saiba como escolher o produto ideal para limpar a casa.

produtos de limpeza

Thinkstock/Getty Images

Produtos que devem ser evitados

Segundo a especialista, é bom evitar produtos com derivados do petróleo, álcool etílico, cloro, formaldeído, fragrâncias e corantes fortes. “Estes são componentes agressivos e que geralmente podem causar alergias respiratórias, de contato, irritações e ressecamento da pele”, afirma. Portanto, mesmo que você não saiba se as crianças ou animais de estimação têm algum tipo de alergia, é bom evitar os produtos que contenham esses componentes.

Fique de olho!

A especialista da Alergoshop afirma que o problema dos detergentes comuns do mercado é que eles servem para desengordurar e, com isso, acabam ressecando a pele e conduzindo a alergias, devido ao componente surfactante agressivo.

Deixe qualquer tipo de produto longe das crianças e tome cuidado para não limpar o chão com detergente, para evitar que os pets entrem em contato com produtos químicos. A limpeza do chão pode ser feita com água e sabão: é eficaz e não traz problemas de corrosão.

“Os produtos multiuso podem conter álcool etílico, derivados de petróleo, cloro, formaldeído e corantes e fragrâncias que geralmente são utilizados para agregar benefícios, mas que geralmente causam alergias”, diz a especialista.

Ela ainda afirma que, os produtos para lavar roupas – como amaciantes – podem conter surfactantes agressivos que conduzem a alergias de contato. “O perfume intenso nesses produtos também pode ser prejudicial para as crianças, por exemplo”, aponta.

Frequência de limpeza

Para evitar irritações e alergias, o recomendado é manter a casa limpa diariamente. “Sem pó, com pouca fragrância, bem ventilada, com sol e sem sinais de fungos, mofos e ácaros”, diz Marina.

Consultoria
Marina Monaco – especialista do departamento de Marketing da Alergoshop

Tags:

Mais lidas