Cubas diferentes para banheiros e lavabos

Avalie

Já foi o tempo em que os banheiros eram frios ou monocromáticos. Optar por uma cuba colorida ou estampada garante um toque a mais de alegria e charme para o ambiente, fazendo diferença no resultado final da decoração. Inspire-se nestas cinco sugestões de projetos que usaram e abusaram do artifício.

Projeto 1: Marli Assis, Santo André – SP

Cubas diferentes para banheiros e lavabos

Quem disse que ambientes pequenos não podem ser coloridos? Neste banheiro, a arquiteta Marli Assis combinou uma cuba escavada em silestone pink com elementos decorativos em roxo. Tudo para agradar uma das crianças da casa. Para completar, o ambiente ganhou um nicho na mesma tonalidade e pastilhas brancas.

+Leia também: lavabos compactos de bom gosto

Cubas diferentes para banheiros e lavabos

Projeto 2: Felipe Raduan – Raduan Arquitetura, São Paulo – SP

Cubas diferentes para banheiros e lavabos

As paredes com efeito de concreto aparente, combinadas com a bancada de granito preto, criaram o clima perfeito para receber uma cuba com estética totalmente urbana. “A cuba é de sobrepor e traz imagens da cidade de Londres impressas na peça”, conta Felipe Raduan, arquiteto da Raduan Arquitetura, de São Paulo (SP).

+Leia também: quadrinhos para banheiro e lavabo

Projeto 3: Gerson Dutra e Ana Lucia Salama, São Paulo – SP

Cubas diferentes para banheiros e lavabos

A ideia da cuba azul neste projeto foi dialogar com o revestimento da parede, que de vidro serigrafado com desenhos contemporneos. “Utilizamos um tampo em silestone azul com um toque de brilho. A cuba escavada reta e conta com uma torneira de parede apenas fria, na altura de 90cm”, relata o arquiteto Gerson Dutra de S, que assina o projeto com a arquiteta Ana Lucia Salama, de So Paulo (SP).

Economia de água

Todos os projetos selecionados possuem vaso sanitário com caixa acoplada. “Eles utilizam aproximadamente seis litros de água durante a descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais”, compara o designer Rodrigo Raduan.

Projeto 4: Raduan Arquitetura, São Paulo – SP

Cubas diferentes para banheiros e lavabos

A moradora deste apartamento era fã de carteirinha da cor roxa. Para que a tonalidade não fosse utilizada em todo o espaço, os profissionais da Raduan Arquitetura sugeriram deixar a tonalidade demarcada apenas na cuba. Pastilhas em lilás ajudaram a compor o restante da decoração. “Para não pesar muito na decoração demos a opção da cuba roxa, que trouxe leveza ao banheiro”, opina.

+Leia também: quarto de casal com banheiro

Projeto 5: Gerson Dutra, São Paulo – SP

Cubas diferentes para banheiros e lavabos

A cuba foi escavada na própria pedra da pia, produzida em ônix amarela com um toque transparente. “Embutimos luzes de LED por dentro dela, para criar esse efeito”, entrega Gerson.

Só para banheiros

A cuba do tipo escavada somente é indicada para banheiros e lavabos. “Ela não é indicada para cozinhas, pois não se deve usar produtos químicos e abrasivos em sua limpeza e manutenção. E não é tão resistente como o granito, por exemplo”, reforça Ana Lucia Salama. Para higienizá-la, use somente água e sabão neutro.

Ao alto

Gerson e Ana utilizaram, no banheiro, um rodapé alto, branco e de resina para efeito decorativo. “Mas o rodapé tem uma função importante que é evitar a umidade, já que foi impermeabilizado”, justifica.
Texto Leonardo Valle/Colaborador
Fotos Henrique Ribeiro, João Friederichs e Márcio Souza/Divulgação

Mais lidas